UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS DERIVADAS NO ENSINO MEDIO
coeficiente angular, limite, derivada, função do 1° e 2°grau, máximos e mínimos.
Essa pesquisa tem como titulo Uma introdução ao estudo das derivadas no ensino médio e aborda a importância do ensino da derivada no Ensino Médio conjuntamente com conteúdos onde a presença dos conhecimentos sobre derivada vem auxiliar na aprendizagem discente . Neste trabalho apresentamos uma pesquisa bibliográfica que busca os resultados relativos a aplicar no ensino médio as noções de limites, derivadas e que são aplicadas no estudo das funções do 1º e 2º grau objetivando uma melhor compreensão desses conteúdo. Os teóricos utilizados foram Geraldo Ávila, Louis Leithold, George F Simmons, James Stewart, dentre outros. Durante essa pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre os principais matemáticos que contribuíram com o estudo do cálculo. Neste trabalho constatou-se que podemos introduzir as noções básicas de limite e derivadas no ensino médio ao lado de outros conteúdos (função do 1º e 2º grau, movimento uniforme e acelerado ) que são abordados nesta na modalidade de ensino proporcionando uma melhor compreensão desses assuntos e preparando o aluno para a disciplina de calculo diferencial e integral bastante comum em vários cursos de níveis superiores. Conclamo aos demais alunos e professores amantes da matemática de um modo geral que aprofundem e apresentem para os que estão ingressando no mundo escolar a amplidão das aplicações da derivada e da matemática de um modo geral, para que possamos despertar o interesse dos novos alunos pelo aprendizado da matemática. É importante ressaltar que pesquisas sejam realizadas no sentido de destacar a importância de introduzir as noções do Cálculo Diferencial no Ensino Médio.