PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSE GILSON SOMBRA SARAIVA

DISCENTE: JOSE GILSON SOMBRA SARAIVA
DATA: 25/05/2016
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

TRIGONOMETRIA APLICADA À FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: COMPILAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA DO VÍNCULO EPSTEMOLÓGICO ENTRE A TRIGONOMETRIA E A FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Trigonometria e Física no Ensino Médio. Contextualização da Trigonometria.

Contextualização da Matemática. Abordagem Interdisciplinar e contextualizada da

Trigonometria.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A Trigonometria é utilizada de maneira ostensiva na Física Clássica do Ensino Médio,seja na elaboração das teorias ou na resolução de exercícios. Também conhecida como Física Newtoniana, ela é didaticamente subdividida em Mecânica (Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática e Gravitação), Termologia, Óptica Geométrica, Ondulatória e Eletricidade (Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo). Entre todos esses conteúdos, apenas a Termologia prescinde do uso da Trigonometria na resolução de problemas ou construções teóricas. Os demais conteúdos são absolutamente auxiliados matematicamente pela Trigonometria. Porém, essa parceria surge de forma esparsa (espalhada). O estudo objetivou fazer uma compilação e organização sistemática dessa parceria, apresentando a Trigonometria acompanhada de aplicações na Física do Ensino Médio, dando a noção dessa aproximação entre esses dois conteúdos. Portanto, trata-se de um estudo interdisciplinar, feito a partir de uma pesquisa em livros didáticos de Física e Matemática do Ensino Médio usados no Brasil, além de livros textos americanos, peruanos, indianos e russos, observando e captando os aspectos trigonométricos que unem a Física e a Trigonometria. Muitos exercícios ilustrativos dessa parceria foram colhidos dos vários vestibulares espalhados pelo Brasil, em especial os vestibulares militares ITA e IME, além do vestibular da UnB, NOVO EMEM e vários exercícios traduzidos dos livros estrangeiros. A compilação, a sistematização e a análise foram elaboradas segundo o nível de compreensão de alunos e professores do Ensino Médio. Foi obtido como resultado um material de apoio a professores do Ensino Médio de Física e de Matemática, que queiram contextualizar conteúdos ministrados em suas aulas. Alunos que vão prestar vestibulares no padrão dos militares ITA e IME podem aproveitar os exercícios mais complexos resolvidos e comentados. Já alunos que queiram prestar vestibulares mais simples como o NOVO ENEM podem aproveitar a teoria e as resoluções comentadas das questões do NOVO ENEM. É um material para pesquisa, portanto, não se trata de um livro texto didático para o Ensino Médio. Mesmo assim, o trabalho contempla os anseios pedagógicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, quando transforma uma perspectiva fragmentada numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar.

Presidente - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA