PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAILDO SOUZA DE GÓIS

DISCENTE: RAILDO SOUZA DE GÓIS
DATA: 26/02/2016
LOCAL: PROPPG - Sala 23

A MATEMÁTICA DE FORMA DESCONTRAIDA: O Lúdico e as Operações com Números Racionais

Números Racionais. Ludicidade. Competições e Desafios.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o lúdico e a Matemática no processo de ensino/aprendizagem buscando discutir as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, em efetuar operações com números racionais, propor ações de intervenções para as mesmas e analisar os efeitos dessas intervenções. As propostas de ações em sala de aula caracterizam-se pela realização de competições em forma de desafios, utilizando materiais lúdicos. Na primeira fase do trabalho foi realizada uma pesquisa com alunos, através de um questionário, explorando as operações com números racionais, a fim de identificar as dificuldades apresentadas pelos mesmos, na segunda fase foi feita uma pesquisa bibliográfica abordando a origem do lúdico e sua importância no processo de ensino aprendizagem baseada nas teorias de Piaget e Vygotsky. Direcionou-se a terceira fase do trabalho à construção dos materiais usados nas competições, na quarta fase à realização de uma competição, com alunos da Escola Estadual Antônio Francisco do município de Felipe Guerra/RN e a última fase realizou-se à análise dos resultados. Após as atividades que foram aplicadas nas turmas, percebe-se que é possível fazer o uso inteligente do lúdico em sala de aula e que ele pode ser incorporado pouco a pouco como um recurso didático eficiente no ensino da Matemática.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Externo ao Programa - 1809354 - ANDREA MARIA FERREIRA MOURA