PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SILVIA XAVIER SARAIVA ARAUJO

DISCENTE: SILVIA XAVIER SARAIVA ARAUJO
DATA: 15/02/2016
LOCAL: PROPPG - Sala 23

Uma introdução ao ensino de derivadas no ensino médio.

Derivadas. Funções do 1º e 2º graus. Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho se constitui em uma proposta didática para o ensino introdutório de derivadas, atrelado ao ensino de funções no 1º ano do Ensino Médio, com ênfase nas funções do 1° e 2º graus. Para isso, buscou-se analisar a viabilidade da introdução do ensino de Cálculo nessa fase escolar, tendo em vista as dificuldades inerentes a esta disciplina e o extenso currículo do Ensino Médio. A partir de um levantamento bibliográfico, descreveu-se um breve histórico sobre o surgimento do cálculo como conhecimento matemático, apontando os principais problemas que desencadearam tal estudo e sobre o ensino de Cálculo no Ensino Médio no Brasil, ressaltando os motivos que levaram a retirada de tópicos de cálculo dos programas de Matemática. Também foi realizada uma pesquisa na base de dados do IFCE- campus Limoeiro do Norte, a fim de investigar quantos cursos superiores contém a disciplina de Cálculo em seus programas e quais os índices de aprovação/reprovação em tais disciplinas nos semestres 2014.1 e 2015.1. Baseado nos alarmantes resultados da referida pesquisa, os quais variam de 33% a 90% de reprovação, propusemo-nos a elaborar uma sequência didática sobre derivadas das funções do 1º e 2º graus de forma contextualizada e interdisciplinar, com ênfase na resolução de problemas e aplicações, objetivando disponibilizar um material que possa ser testado em sala de aula e que seja útil para melhorar o ensino de cálculo no ensino superior. Observa-se que o Cálculo sempre foi uma importante ferramenta para o desenvolvimento científico e tecnológico e que, atualmente, desempenha um papel fundamental em várias áreas do conhecimento. Portanto, a necessidade da inserção de tópicos de cálculo no Ensino Médio é inegável, tendo em vista a formação continuada desses alunos e o papel facilitador que o cálculo desempenha em outros conteúdos matemáticos e outras áreas do conhecimento. Além disso, nota-se que é totalmente viável inserir o conceito de derivadas logo no 1º ano do Ensino Médio, desde que o rigor matemático e o excesso de formalismos não sejam demasiadamente explorados, mas que ao invés disso, sejam destacadas a interpretação geométrica e as aplicações. Dessa forma, é necessário que mais pesquisas sejam realizadas neste âmbito, fornecendo suporte para os professores do Ensino Médio introduzirem noções intuitivas do cálculo de forma apropriada ao seu público.

Interno - 1900213 - MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
Externo à Instituição - FLAVIO ALEXANDRE FALCÃO NASCIMENTO - UECE