PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TIAGO LEÃO SILVA

DISCENTE: TIAGO LEÃO SILVA
DATA: 10/09/2015
LOCAL: Salas de aula da PROPPG

O ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 2º GRAU: Uma aplicação com o software GeoGebra.

Funções, GeoGebra, Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho busca facilitar e/ou aprimorar os estudos das funções polinomiais do 2º grau com o auxílio do software de geometria dinâmica GeoGebra. Durante as aulas tidas como tradicionais, percebemos um certo grau de dificuldade dos alunos, principalmente quanto à interpretação e esboço do gráfico das funções polinomiais do 2º grau. Servindo como ferramenta catalisadora no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, o software fornece, com uma abordagem simples e eficaz, informações conceituais que são mais facilmente percebidas pelos alunos através da visualização gráfica. Essa visualização gráfica e a interação com o ambiente informatizado tornam a aprendizagem mais dinâmica, prazerosa e significativa para os alunos. No laboratório de informática, colocamos o GeoGebra como centro de estudo mostrando suas ferramentas, alguns comandos e funcionalidade. Aplicamos atividades relacionadas às funções polinomiais do 2º grau somadas ao GeoGebra e por fim, pedimos que respondessem a um questionário que evidenciou o impacto do software educativo em sala de aula. Os resultados alcançados foram a melhora no desempenho dos alunos no que diz respeito ao estudo do gráfico da função, os zeros da função, seu vértice e pontos de máximo ou mínimo, além do aumento no interesse pelo conteúdo ministrado e pelo software educativo também.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 1900213 - MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ