INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
Interdisciplinaridade, Conceito de Função, História da Matemática.
Esta dissertação estuda o conceito de função sob a perspectiva da assimilação e de sua aplicação através da interdisciplinaridade, fazendo uma análise histórica e conceitual dos temas. Para visualizar a interdisciplinaridade positivamente, a princípio foi desenvolvida crítica sobre os problemas enfrentados pelo ensino da Matemática brasileiro, desde sua gênese, encarando como solução a possibilidade de um diálogo com outras áreas, característica nata da interdisciplinaridade, que é trabalhada sem possuir definição única, mas permite compreendê-la através do diálogo, da crítica e da atitude, estando estas condicionadas ao envolvimento de alunos, professores e demais profissionais. O estudo foi possibilitado por uma pesquisa teórica, pela realização de debates com professores e desenvolvimento de questionários, que tinham como objetivo analisar a aplicabilidade das noções interdisciplinares, assim foram indagados professores das mais diferentes disciplinas. Ao se analisar o conceito de função, verificou-se que ele demandou tempo e múltiplos estudos para se desenvolver, para culminar com o exacerbado uso das ideias de Bourbaki e Dirichlet, refletido nos livros didáticos. Como crítica ao exagero formal de Bourbaki e Dirichlet, foi analisado o conceito de função como dependência entre variáveis, que se sustenta através da interpretação de fenômenos. Uma interpretação que pode ser verificada através do uso de projetos interdisciplinares. Um ponto marcante foi o despreparo, daqueles que responderam os questionários, no que tange ao interdisciplinar e à quase total ausência de noções interdisciplinares no estudo das funções. Fica, portanto, evidenciada a importância de contínua capacitação, visto que, por meio do estudo, os professores tornam claras ideias como a Interdisciplinaridade e criam subsídios para abordagens diversas a temas fortalecidos sob uma certa visão, como no caso do conceito de função.