PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GILBERTO DE SOUZA DAMIÃO

DISCENTE: GILBERTO DE SOUZA DAMIÃO
DATA: 10/09/2015
LOCAL: Salas de aula da PROPPG

O ENSINO DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS COM O SOFTWARE EDUCATIVO E DIDÁTICO GEOGEBRA

Geometria; Quadriláteros; GeoGebra

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O texto a seguir relata uma pesquisa qualitativa que abordou a definição de objetos geométricos a partir da união de recursos computacionais que permitem o deslocamento de figuras e a análise das propriedades inerentes ao posicionamento. No entanto a experiência foi realizada em uma escola pública do município de Fortaleza localizada na regional VI, do Estado do Ceará, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, utilizando o software GeoGeobra. Para tanto, as tentativas e reflexões a diversos Quadriláteros, em especial os Notáveis, construídos no GeoGebra, o qual permite buscar soluções por tentativas, conjecturas e observações, bem como analisar as relações entre as propriedades dos quadriláteros.  Objetivo do trabalho com o GeoGebra foi que, os alunos(Quantos? Como eles foram selecionados? Qual o critério? Qual o instrumento usado com os alunos? Qual o instrumento de avaliação das situações ) manipulassem ângulos e medidas, para perceber a diferença entre a figura e o desenho, a dinamização propiciada pelo software em sua manipulação contribuiu, ainda, para que os alunos percebessem as generalizações e particularizações dos conceitos de quadriláteros, na transformação de um quadrilátero em um losango ou retângulo, identificando e entendendo os axiomas de Euclides para a Geometria Plana. Também se avalia as situações de construções geométricas a partir do aprendizado geométrico e a mediação entre aluno e aluno, professor e aluno ocorrendo interações, análises e validação de conceitos. Os resultados obtidos evidenciam a validação de propriedades dos quadriláteros por parte dos estudantes e a conceituação geométrica sendo o software como instrumento mediador para o ensino e a aprendizagem da geometria. Muitos autores e estudiosos no assunto contribuíram para a realização desse estudo onde pode ser citado BOYER (1996), ROQUE (2012), PAVANELLO (1993) e LIMA (1995). A justificativa para a realização do trabalho é a dificuldade que é percebida pelos estudantes em todos os níveis na compreensão de definições geométricas euclidianas o qual se usou o GeoGebra  tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA