PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDERSON CAVALCANTE SANTOS

DISCENTE: ANDERSON CAVALCANTE SANTOS
DATA: 27/08/2015
LOCAL: Salas de aula da PROPPG

O ENSINO DOS TRIÂNGULOS COM O RECURSO GEOGEBRA

Geometria, GeoGebra, Aprendizagem

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O objetivo do presente trabalho é apresentar alternativas para o processo de ensino e aprendizagem de Geometria com a auxilio do software GeoGebra a partir de aulas expositivas e práticas com o auxilio do professor, no intuito de melhorar os conhecimentos a cerca das definições de triângulos. Sabe-se que a maioria dos alunos tem dificuldades em aprender matemática, incluindo geometria, embora convivam com seus conteúdos a todo o momento. A metodologia para seu desenvolvimento foi à qualitativa e quantitativa na qual foi aplicada em classe, decorrente ao conhecimento do Geogebra com o objetivo de forma a despertar a criticidade dos alunos. Estudos têm mostrado que a utilização de atividades concretas com auxílio de materiais como o origami aumenta a motivação, fator este imprescindível para a ocorrência da aprendizagem. Justifica-se a escolha deste tema, o fato de haver uma constante necessidade de apresentar novas estratégias de ensino ao processo de aprendizagem de Geometria. A matemática tem na geometria um ramo importante, pois estuda formas geométricas tanto planas como espacial, no qual o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do entendimento ao desenvolvimento matemático do aluno. A geometria nas escolas públicas é pouco estudada e nessa perspectiva é bastante considerável a utilização da inserção tecnológico no ambiente escolar criando dentro do espaço escolar formas diferenciadas de pensar e aprender.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA