PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JÚLIO CÉSAR DA LUZ BELARMINO

DISCENTE: JÚLIO CÉSAR DA LUZ BELARMINO
DATA: 29/06/2015
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

DESENVOLVENDO E APLICANDO A MATEMÁTICA NA ELETRÔNICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO TÉCNICO

Metodologia experimental; desenvolvimento teórico na matemática; ensino-aprendizado; matemática no ensino fundamental, médio e superior

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Verifica-se através de experiências que muitos alunos do curso técnico de eletrônica tem dificuldade em matemática do ensino fundamental e médio, desenvolve-se aqui uma metodologia experimental, mas que também é seguido do exercício teórico, para reforçar e motivar os alunos para o estudo da matemática. Traz-se para sala de aula após o desenvolvimento teórico as aplicações da matemática na eletrônica de uma forma simples e, desenvolve-se o ensino-aprendizagem preenchendo a lacuna deixada no ensino regular das escolas, onde os alunos sempre perguntam: “para que serve isso‽”. Aproveitando a estrutura laboratorial da escola técnica podemos desenvolver e aplicar matemática para todos alunos, em especial para os alunos de eletrotécnica, mecatrônica e eletrônica ou cursos técnicos que tenham a disciplina de eletrônica. Fica também como proposta para todos os professores de matemática. Esse é o mundo da eletrônica capaz de converter a lógica matemática em um dispositivo, pode ser um robô, um celular, um satélite, eletrocardiograma, um sensor de luz, de vibração, de toque, de um olhar, pode observar as estrelas mais distantes e as partículas subatômicas, tudo isso é o que a matemática faz e pode fazer muito mais. De uma infinidade de aplicações que se podem estar desenvolvendo, neste trabalho dissertativo são colocados nove circuitos experimentais de um maneira simples com poucos componentes, com o objetivo de aplicar a matemática do ensino fundamental, médio e superior.

Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - José Ronaldo Pereira da Silva - UERN