PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CRISTINA RÉGIA BARRETO MOREIRA

DISCENTE: CRISTINA RÉGIA BARRETO MOREIRA
DATA: 18/06/2015
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM: um estudo sobre o exame de Matemática de acesso aos Cursos Técnicos de Nível Médio na forma subsequente do IFRN 2014

Ensino de matemática, avaliação, TRI.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A avaliação educacional é um tema polêmico na ação docente, mas também nos sistemas de ensino. No presente trabalho privilegiamos a avaliação diagnóstica que objetiva descrever quais conhecimentos (competências e habilidades) os estudantes detêm para subsidiar novas metodologias de ensino que busquem mudanças qualitativas. A Teoria Clássica dos Testes (TCT) amplamente incorporada à avaliação educacional apresenta várias limitações. Os avanços oriundos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) são uma resposta às restrições da TCT. Com a TRI torna-se possível comparar desempenho de populações que respondem a testes distintos, desde que se preservem alguns itens comuns ou, ainda, comparar indivíduos da mesma população que respondem a testes completamente diferentes. Consequentemente muitas são as aplicações exequíveis com uso da TRI, inclusive em educação matemática. Por outro lado, o SAEB, a Prova Brasil, o ENEM entre outros sistemas de avaliação em larga escala brasileiros, têm revelado uma profunda crise no ensino de Matemática na educação básica. Reconhecendo a relevância da avaliação para o redirecionamento da ação docente no ensino de Matemática e a eficiência da TRI no diagnóstico de um conjunto de competências e habilidades desejáveis, a presente pesquisa, em um contexto local, busca levantar informações a respeito das proficiências em Matemática de estudantes egressos do Ensino Médio que buscam os cursos Técnicos de Nível Médio na forma subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), através de seu exame de acesso. Tal estudo pretende contribuir para o debate sobre que ações pedagógicas e institucionais melhor se adequam a superação das dificuldades enfrentadas por alunos e professores na aprendizagem e ensino de Matemática na educação básica.

Presidente - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA