AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA AMPLIANDO E FORTALECENDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Olimpíadas de Matemática, Processo de ensino e aprendizagem, Metodologia de ensino, Concentração.
As Olimpíadas de Matemática tentam aproximar a Matemática da realidade dos alunos da
escola básica, são competições que surgiram no século XIX, e em dias atuais existem em
parâmetros Internacionais, Nacionais, Estaduais e Regionais e em vários níveis de
conhecimento desde o mais elementar até o mais avançado, exigindo do aluno todo seu
talento em Matemática, muito estudo, criatividade, um raciocínio brilhante e dedicação, ele
deve ser extremamente dedicado em resolução de problemas, pois é através dessa prática que
aplica-se quase toda a teoria. Não só o discente como também os docentes aprimoram-se a
cada instante, cada problema é também um novo ensinamento, uma nova experiência
adquirida.
Tem-se nesse trabalho discussões em relação a algumas indagações, vários comentários dos
atores sociais que participam desse cenário olímpico, alguns desabafos, certas instruções,
algumas impressões, contudo, visando à busca pela disseminação do conhecimento
matemático e a perfeição.
Por fim, fala-se de maneira não exaustiva de certos problemas olímpicos, estes até despertam
o interesse do aluno, um incentivo, o gosto pela matemática, mostrando algumas estratégias
de resolução.