TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) EM AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA NA EEM PROFESSOR GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
TRI, Avaliação de Aprendizagem, Ensino Médio
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI) em avaliações de Matemática no Ensino Médio na EEM Prof. Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí-CE., e, para isso, discute concepções que envolvem a avaliação, o ato de avaliar, seus instrumentos, bem como a TRI como modelo de avaliação que consegue estimar informações sobre as habilidades e competências dos alunos. Para entender e melhor compreender a aplicação desta teoria, fez-se análise de dois modelos: a TCT e a TRI, a partir de avaliação aplicada a alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e como referência, fez-se uso de alguns estudos disponíveis na literatura, entre eles destacamos o de LUCKESI (2000) e ANDRADE, TAVARES e VALLE (2000), dentre outros, os quais discutem o assunto a fim de verificar as potencialidades, limites e dificuldades enfrentadas por cada modelo. Os resultados dos desempenhos dos estudantes na TRI foram calculados pelo modelo logístico de três parâmetros ML3 e comparados com os resultados do método tradicional e algumas considerações foram feitas sobre as vantagens e desvantagens do modelo em relação ao modelo tradicional, quando aplicado na escola, no sentido de perceber e comparar as proficiências dos estudantes, e ainda, fornecer melhores subsídios para o processo de ensino-aprendizagem.