O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: UM DIAGNÓSTICO EM ESCOLAS
PÚBLICAS DE MOSSORÓ - RN
Matemática financeira. Educação. Ensino. Aprendizagem
Aborda a matemática financeira na escola pública onde é analisada sua
importância para a instrução dos alunos do Ensino Médio não só em sala de
aula, mas também para uso desta em seu cotidiano. Frente a esse cenário, o
objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a função da matemática
financeira como conteúdo para uma ação prática na vida dos educandos. O
campo de pesquisa reside em algumas escolas públicas do Município de
Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte. A justificativa para escolha
desse tema se centra no entendimento de que a matemática financeira é uma
disciplina que sendo aplicada no Ensino Médio deve estar a atender as
necessidades dos educandos na resolução de problemas práticos de leitura
orçamentária em seu dia a dia. A metodologia utilizada neste trabalho foi
feita pelo viés da pesquisa teórica bibliográfica e exploratória. A
conclusão que se chegou acerca da elaboração do trabalho é de que a
matemática financeira abrange uma principal função a instrumentalização dos
educandos para que consigam compreender a realidade social na qual estão
inseridos, e vejam que tal realidade é passível de ser transformada.