PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CARLOS CÉSAR DE OLIVEIRA

DISCENTE: CARLOS CÉSAR DE OLIVEIRA
DATA: 18/12/2014
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

Geometria sona, como proposta pedagógica para o ensino de matemática

Etnomatemática, Geometria Sona, prática pedagógica

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho procura mostrar a Geometria Sona como uma prática pedagógica a ser aplicada nas aulas de matemática, cujo objetivo é inovar o conhecimento matemático tradicional, fazendo com que o aluno renove sua forma de pensar o uso da matemática em seu cotidiano  através da  cultura vivenciada   pelos povos africanos, especificamente o povo Quioco, do nordeste da Angola. A Geometria Sona é caracterizada pela confecção de desenhos na areia, composta por pontos e linhas feitos com as extremidades dos dedos, onde se preservam as identidades culturais transmitidas de geração a geração pelo povo Quioco. Este trabalho tem como base teórica a Etnomatemática de Ubiratan D'Ambrósio e outros suportes de estudos de Paulus Gerdes acerca da Geometria Sona africana. A Etnomatemática ligada a Geometria Sona, mostra o quanto é possível aplicar e enriquecer as aulas, não só na prática docente, mas como também na vivência de mundo com conhecimento matemático contextualizado. Como metodologia, foram realizadas aulas expositivas acerca da Geometria Sona e aplicações de atividades com os Teoremas de Euler, Pick e sequências aritméticas, com alunos do 3º  ano do ensino médio da rede pública, na Escola Estadual Desembargador Silvério Soares, no município de Areia Branca-RN, onde foram perceptíveis a participação positiva e o interesse satisfatório dos alunos pelo conhecimento matemático.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Interno - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 10/12/2014 09:29