PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSE VILANI DE FARIAS

DISCENTE: JOSE VILANI DE FARIAS
DATA: 30/01/2013
LOCAL: CITED

A MATEMÁTICA E O LÚDICO: TRABALHANDO FUNÇÕES COM O GEOGEBRA

Ensino de Matemática, Jogos, Geogebra, Funções.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada

A partir das dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos de Matemática do primeiro ano do Ensino Médio, principalmente aqueles referentes a funções e que demandam quase 90% de todo o programa ministrado nesta série, o presente trabalho tem como objetivo observar e analisar para poder assim fazer intervenções na sala de aula. Essa intervenção caracterizou-se pela criação de três jogos ou atividades, envolvendo as funções afim, quadrática e exponencial. Na primeira fase do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo com professores e alunos, através de um questionário, a respeito do conteúdo de funções, com o intuito de identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos, na fase seguinte foi realizada pesquisa bibliográfica a respeito do processo de ensino aprendizagem alicerçado no campo teórico do sóciointeracionismovigotskyano. A terceira fase do trabalho foi dedicada a criação dos jogos e a última fase à aplicação de um dos mesmos com alunos de uma escola publica do município de Pau dos Ferros/RN. Os resultados obtidos ficaram além do que era o esperado, o que nos permite inferir que a aplicação dos dois outros jogos e o trabalho utilizando novas tecnologias trarão iguais benefícios.

Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES