O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM
Modelagem, Ensino, Estratégias de Ensino
Nesta dissertação são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com
alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arsênio
Ferreira Maia, na cidade de Limoeiro do Norte, CE, com o propósito de analisar as contribui
ções do conhecimento da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo
um paralelo com a produção em escala comercial de doce pela fábrica Limoeiro, além
disso, levar o aluno a trabalhar com situações do seu dia a dia para que ele se aproprie
com mais facilidade dos conteúdos abordados. Foi feita também uma pesquisa com
abordagem qualitativa e quantitativa a respeito das impressões que os alunos têm a
respeito da matématica cujos resultados foram apresentados em grácos. Vericou-se
nessa análise que o ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio precisa ser revista,
pois ainda encontra-se esquecida e fora do currículo de muitas escolas. No âmbito
prossional percebeu-se, como é grande o despreparo dos professores para ensinar esse
conteúdo, que não tem sido explorado nas salas de aula de modo adequado, discutindo
situações reais e desaadoras. Assim, torna-se necessário uma maior conscientização
das escolas como instituição de formação, trabalhando a questão da elaboração de uma
proposta pedagógica voltada para uma educação articulada com a cidadania. Para
o desenvolvimento das atividades utilizou-se práticas de laboratório usando material
concreto a saber: os sólidos geométricos em acrilico, prismas, cilindros, cones, tronco
de cone, esfera. Sempre fazendo comparação com os equipamentos utilizados na fá-
brica como caldeira, funil, depositos de doce, etc. Os instrumentos escolhidos para a
coleta de dados foram a observação participante, por meio de registros fotográcos,
chas de observação e anotações feitas pelo professor e por um questionário aplicado
aos alunos participantes da pesquisa, com questões de múltiplas escolha. A partir da
análise dos dados obtidos foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos
surgem de suas realidades, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem.
No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa
foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no
referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos. Pode-se perceber
claramente que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando
utilizada em sala de aula.