PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADRIANO MARCOS MAIA REGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO MARCOS MAIA REGES
DATA: 29/03/2013
HORA: 10:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

O ENSINO DA GEOMETRIA COM ENFOQUE NA ETNOMODELAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem, Ensino, Estratégias de Ensino


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
RESUMO:

Nesta dissertação são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com
alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Arsênio
Ferreira Maia, na cidade de Limoeiro do Norte, CE, com o propósito de analisar as contribui
ções do conhecimento da Geometria Espacial na indústria de alimentos, fazendo
um paralelo com a produção em escala comercial de doce pela fábrica Limoeiro, além
disso, levar o aluno a trabalhar com situações do seu dia a dia para que ele se aproprie
com mais facilidade dos conteúdos abordados. Foi feita também uma pesquisa com
abordagem qualitativa e quantitativa a respeito das impressões que os alunos têm a
respeito da matématica cujos resultados foram apresentados em grácos. Vericou-se
nessa análise que o ensino da Geometria Espacial no Ensino Médio precisa ser revista,
pois ainda encontra-se esquecida e fora do currículo de muitas escolas. No âmbito
prossional percebeu-se, como é grande o despreparo dos professores para ensinar esse
conteúdo, que não tem sido explorado nas salas de aula de modo adequado, discutindo
situações reais e desaadoras. Assim, torna-se necessário uma maior conscientização
das escolas como instituição de formação, trabalhando a questão da elaboração de uma
proposta pedagógica voltada para uma educação articulada com a cidadania. Para
o desenvolvimento das atividades utilizou-se práticas de laboratório usando material
concreto a saber: os sólidos geométricos em acrilico, prismas, cilindros, cones, tronco
de cone, esfera. Sempre fazendo comparação com os equipamentos utilizados na fá-
brica como caldeira, funil, depositos de doce, etc. Os instrumentos escolhidos para a
coleta de dados foram a observação participante, por meio de registros fotográcos,
chas de observação e anotações feitas pelo professor e por um questionário aplicado
aos alunos participantes da pesquisa, com questões de múltiplas escolha. A partir da
análise dos dados obtidos foi possível inferir que quando os conteúdos matemáticos
surgem de suas realidades, despertam maior interesse e motivação para a aprendizagem.
No que concerne à aquisição do conhecimento, a principal evidência da pesquisa
foi a de que o trabalho pedagógico, orientado pelos pressupostos básicos descritos no
referencial teórico, favoreceu efetivamente, a aprendizagem dos alunos. Pode-se perceber
claramente que essa prática pedagógica apresentou resultados positivos, quando
utilizada em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA - UERN
Presidente - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 18/03/2013 12:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03