PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADRIANO JORGE MEIRELES HOLANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO JORGE MEIRELES HOLANDA
DATA: 03/04/2013
HORA: 10:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

OS MISTÉRIOS DA MAIS BELA FORMA GEOMÉTRICA: O TRIÂNGULO


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática. Geometria. Triângulo. Didática.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
RESUMO:

A matemática traduz a sabedoria do homem quando este desmistifica os procedimentos necessários à realização complexa das formas balizadoras do cotidiano. Por este motivo, a geometria se insere no contexto, firmando o seu espaço que tão pouco é observado, se quer por parte dos profissionais pedagógicos, sequer pelos alunos que atenuam a importante utilização geométrica. Com o objetivo de intervir nesse processo através da apresentação equalizadora da didática, entendida como a mais correta, a qual o aluno poderá identificar de forma ampla todas as nuanças do polígono Triângulo, municiando o aluno com o conhecimento específico e detalhado, no tocante a preparação deste para o mercado de trabalho, haja vista, a necessidade da aplicação Triangular nas estruturas de cobertura e de sustentação em algumas edificações antigas e modernas e, também no uso estrutural de equilíbrio de móveis e imóveis, nos revestimentos cerâmicos de piso e de paredes, além do uso de cortes de pedras preciosas, roupas e acessórios usados na moda contemporânea, é que se busca apresentar, uma nova metodologia para a aprendizagem da geometria. Todavia, em meio, a anos de magistério, pode-se observar a incompreensiva inexatidão com que os livros didáticos tratam a geometria, sucumbindo, os mais importantes detalhes e apresentando de forma superficial ao tratar das diferenças Triangulares. Neste contexto, o trabalho foi realizado, em primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica, buscando preencher, de forma sequenciada, a lacuna dos livros didáticos. Em uma segunda fase, concomitantemente a primeira, foi evidenciado no escopo do trabalho, conforme a vivência pedagógica, a proposta didática para uma melhor aplicação do conhecimento geométrico voltado à forma Triangular. Por fim, a obtenção de uma nova estrutura bibliográfica, concretiza e sana as lacunas observadas durante a prática pedagógica curricular para o conhecimento e aperfeiçoamento da mais bela forma geométrica: O Triângulo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1673887 - ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
Externo à Instituição - JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA - UERN
Presidente - 1900213 - MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
Notícia cadastrada em: 22/03/2013 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02