DISCUTINDO PROBABILIDADE GEOMÉTRICA NO ENSINO BÁSICO
Ensino, Probabilidade, Geometria e Currículo.
Nos últimos anos têm sido costumeiro discussões entre profissionais que
fazem a educação Matemática acerca dos problemas enfrentados por professores e
alunos no que tange ao ensino e aprendizagem de certos conteúdos. As razões que
geram essa problemática em sala de aula são as mais diversas, que vão desde a
ausência de conhecimentos prévios, que traz danosas consequências já que a
dependência cumulativa de saberes é uma das peculiaridades da Matemática, até o
desinteresse pelo estudo por falta de alguma motivação prática ou teórica. O
presente trabalho discorrerá sobre a possibilidade de conexão entre dois temas de
grande destaque na grade curricular de Matemática do ensino básico, a saber,
Probabilidade e Geometria, em que serão ressaltados tópicos de cunho histórico,
conceitual e de aplicações, provocando uma reflexão entre professores e alunos,
com análise das grades curriculares do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do
Estado do Ceará (IFCE), de escolas públicas do Estado do Ceará (CREDE 16) e de
escolas públicas do Rio Grande do Norte (12ª DIRED), sobre o momento propício
em que poderiam surgir problemas de Probabilidade Geométrica com potencial de
resolução, que em paralelo possam servir de subsídios para os professores que
tenham a pretensão de trabalhar com esse tema.