ESTATÍSTICA E REALIDADE NO COTIDIANO DOS ALUNOS
Estatística, cotidiano, matemática, coleta e interpretação.
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que estuda métodos
para a coleta, a organização, a análise e a interpretação de dados, pois o seu
estudo objetiva, entre outros, a tomada de decisões. Sendo assim temos que
vivenciar para que possamos entender melhor sem pular nenhuma etapa.
Dessa forma iremos interpretar melhor e conseqüentemente melhorar as
habilidades e competências que embora sejam importantes não deve ser
medidas apenas através de uma prova escrita, mas de uma aplicação de um
conceito construído e vivido no cotidiano por esse aluno, sendo assim a
Estatística busca situações em que a resolução de problemas seja significativa
para o aluno e mobilize seus recursos cognitivos.
Conforme os PCN’s (2002) o ensino da matemática pode contribuir para
que o aluno desenvolva habilidades relacionadas à representação,
compreensão, investigação, e também, à contextualização sociocultural. Isso
significa colocar os alunos em um processo ensino-aprendizagem que valorize
o raciocínio matemático (estatístico) e possibilite ainda ao professor, trabalhar
conteúdos de forma interdisciplinar e ampliar a compreensão de seus
significados, contribuindo assim para a formação e construção do
conhecimento.