PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FELLIPE NERI DE OLIVEIRA ARRAIS

DISCENTE: FELLIPE NERI DE OLIVEIRA ARRAIS
DATA: 11/04/2013
LOCAL: PROPPG

A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: O DESPERTAR DO APRENDENTE PARA A ECONOMIA DOMÉSTICA

Matemática financeira.  Ensino médio.  Economia doméstica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O estudo objetiva analisar o ensino de Matemática Financeira no ensino médio e sua contribuição para despertar no aprendente a conscientização para lidar com finanças domésticas. Para tanto, propõe atividades que contemplam finanças domésticas, que podem ser trabalhadas em sala de aula e aplicadas no âmbito pessoal do aluno.  Para tanto utilizou-se uma metodologia com base em uma pesquisa exploratória, qualitativa, com fins de aplicação, através de meios teórico-bibliográficos, de observação, análise crítica e proposta de ações educacionais pontuais para atender a finalidade da pesquisa. A observação se deu nas salas de aulas do ensino médio em que o pesquisador leciona matemática, não planejada, mas com percepções sobre as dificuldades dos aprendentes na lida com o dinheiro, em que convicções de uma abordagem com essa finalidade foi sendo construída, culminando em construção de cinco atividades que contemplassem a Matemática Financeira no universo doméstico do aluno, alicerçadas em situações reais dos aprendentes. Como resultados, as atividades propostas e fundamentadas em exemplos de conteúdos da matemática problematizaram questões financeiras do espaço familiar, com levantes de pagamentos, compras, uso do cartão de crédito, planilha de custos e financiamentos, mostraram que são essenciais para que os jovens em processo de formação intelectual possam lidar com sabedoria com o dinheiro, através das potencialidades individuais e conhecimentos matemáticos apreendidos na academia. As reflexões reafirmam que a matemática deve promover o preparo do aprendente para a vida financeira, com base em uma educação do ensino médio que realmente favoreça essa condição. Como contribuições, a pesquisa deixa compreensões, lições e desafios, para a academia, aprendentes e pesquisador, como um estudo pontual para novas abordagens, com lições conscientizadoras da importância da educação financeira no ambiente doméstico e com desafios para desenvolvimento de práticas educadoras contribuidoras para o ensino de matemática financeira no ensino médio, capaz de efetivamente despertar no aprendente a sabedoria para melhor viver com o dinheiro e consigo.

Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JUNIOR - UFERSA