PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTÔNIO JOSIMÁRIO SOARES DE OLIVEIRA

DISCENTE: ANTÔNIO JOSIMÁRIO SOARES DE OLIVEIRA
DATA: 05/07/2013
LOCAL: PROPPG

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NUM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Aprendizagem Significativa. Modelagem Matemática. Função Exponencial

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Diante da necessidade urgente de se buscar novas estratégias de ensino de Matemática, frente ao baixo rendimento de nossos alunos, o presente trabalho, ao reconhecer a importância da Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino que deve ser incorporada à prática pedagógica do professor; a fim de minimizar os já reiterados problemas do ensino de Matemática no Brasil; tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade educacional com a Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática, articulada com a Resolução de Problemas, para o Ensino Médio. Fundamentando-se, principalmente, nos trabalhos de BASSANEZI (1999, 2009, 2012) e BARBOSA (1999, 2003, 2004, 2009) sobre a Modelagem Matemática e motivados por estudos de LIMA (1999, 2006) sobre o ensino de funções, a atividade apresentada explora, sobretudo, a conexão existente entre as funções exponenciais e as progressões geométricas. Espera-se, como resultados, que o ensino da Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática possibilite ao aluno, por meio da problematização/ investigação e do conhecimento sólido das características/propriedades dessas funções, juntamente com estratégias eficientes, definir qual o modelo matemático que descreve (modela) um dado problema, opondo-se a um ensino em que as fórmulas (modelos) já vêm prontas e acabadas, como comumente ocorre na maioria de nossos livros didáticos. Neste sentido, o desenvolvimento de atividades com a Função Exponencial baseadas na Modelagem Matemática promove, sobretudo, uma aprendizagem significativa, que permita ao aluno não só aplicar procedimentos, mas sim, diante de problemas matemáticos ou não, refletir sobre eles a fim de interpretá-los e solucioná-los usando, de forma consciente, métodos e conhecimentos apropriados.

Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - ODIRLEI SILVA JESUS - UFRN