O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NUM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Aprendizagem Significativa. Modelagem Matemática. Função Exponencial
Diante da necessidade urgente de se buscar novas estratégias de ensino de Matemática, frente ao baixo rendimento de nossos alunos, o presente trabalho, ao reconhecer a importância da Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino que deve ser incorporada à prática pedagógica do professor; a fim de minimizar os já reiterados problemas do ensino de Matemática no Brasil; tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade educacional com a Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática, articulada com a Resolução de Problemas, para o Ensino Médio. Fundamentando-se, principalmente, nos trabalhos de BASSANEZI (1999, 2009, 2012) e BARBOSA (1999, 2003, 2004, 2009) sobre a Modelagem Matemática e motivados por estudos de LIMA (1999, 2006) sobre o ensino de funções, a atividade apresentada explora, sobretudo, a conexão existente entre as funções exponenciais e as progressões geométricas. Espera-se, como resultados, que o ensino da Função Exponencial num ambiente de Modelagem Matemática possibilite ao aluno, por meio da problematização/ investigação e do conhecimento sólido das características/propriedades dessas funções, juntamente com estratégias eficientes, definir qual o modelo matemático que descreve (modela) um dado problema, opondo-se a um ensino em que as fórmulas (modelos) já vêm prontas e acabadas, como comumente ocorre na maioria de nossos livros didáticos. Neste sentido, o desenvolvimento de atividades com a Função Exponencial baseadas na Modelagem Matemática promove, sobretudo, uma aprendizagem significativa, que permita ao aluno não só aplicar procedimentos, mas sim, diante de problemas matemáticos ou não, refletir sobre eles a fim de interpretá-los e solucioná-los usando, de forma consciente, métodos e conhecimentos apropriados.