OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS APRENDETES NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Jogos. Bingo. TUXMATCH. Jogo dos Restos.
A partir das reuniões pedagógicas das Escolas Professora Lourdes Mota (Rede Municipal de Ensino) e Sebastião Gomes de Oliveira (Rede Estadual de Ensino) em que as equipes de coordenadores mostravam os gráficos com um alto índice de alunos reprovados em Matemática, foi então que vimos a problemática e passamos a estudar uma solução para a melhoria dos números apresentados, veio então a ideia deste trabalho. No início foi realizado um bingo, dividindo a turma em dupla para facilitar os cálculos, sendo os números chamados através da multiplicação, onde o aluno marcava na cartela o resultado da operação. Em seguida foi aplicado o jogo do “TUXMATH”. Em seguida aplicamos o Jogo dos Restos. Para verificar se realmente estava dando resultado nossa proposta, foi aplicado novamente o bingo, já foi sentido uma diferença, o aluno se preocupava em fazer o cálculo e com maior segurança, uns usavam os dedos, outros riscos no papel, enquanto outros faziam a conta com o algoritmo da operação e com os resultados obtidos, acreditamos ter sido favorável a nossa metodologia de aplicar os jogos em sala.