PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS DE QUEIROZ SILVEIRA

DISCENTE: ANTONIO CARLOS DE QUEIROZ SILVEIRA
DATA: 06/07/2013
LOCAL: PROPPG

A História da Matemática como Elemento Motivador no Ensino de Matemática.

História da Matemática. Ferramenta Didática. Ensino-Aprendizagem. Aluno-Conteúdo-Professor.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A História da Matemática é vista por muito pesquisadores, escritores ou professores de Matemática como uma forma de aproximar alunos às aulas de Matemática. Uma vez que os adolescentes adoram contar ou ouvir boas histórias, imaginar seus heróis, analisar cada momento, fazer indagações e viajar para um mundo encantado. Tudo isso, encontramos no mundo da Matemática. Acreditamos nessa História da Matemática e desenvolvemos um trabalho baseado em propostas de aulas que faça uma correlação conteúdo-matemáticos. Com isso Evitamos escutar em sala de aula o aluno perguntar. De onde veio isso? Para que serve isso, Quem criou essa Matemática. Conhecer a história da disciplina que está sendo estudada resolve essa importante questão. Além do fato que contar a história da disciplina que está sendo estudada pode ser uma forma de ilustrar as aulas e motivar os alunos. O seguinte trabalho disserta sobre a utilização da História da Matemática como elemento motivador no ensino de Matemática. Pois sua utilização favorece a obtenção de resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Fazemos um levantamento geral sobre A História da Matemática como elemento motivador ao ensino aprendizagem dos conteúdos e possíveis estudos relacionando conteúdos a personagens da História da Matemática. Apontamos pontos fundamentais em uma aula, através da explicação de um conteúdo de Matemática. Mostrando-os a aplicabilidade ou a necessidade de existência dos conteúdos. Por fim descrevemos sobre um projeto chamado de Matemáticos na cidade de Quixadá, no Ceará.

Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO RAPOSO DA CUNHA - UFSJ