PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: OTONIEL SOARES DE MARIA

DISCENTE: OTONIEL SOARES DE MARIA
DATA: 19/07/2013
LOCAL: PROPPG

CÁLCULO DIFERENCIAL NO ENSINO MÉDIO: noções de limites, derivadas e aplicações.

Função, limite, derivada e otimização

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho se propõe a expor os resultados de um estudo sobre o ensino de cálculo diferencial no ensino médio: noções de limites, derivadas e aplicações. Faremos uma abordagem desde o surgimento do cálculo com Newton e Leibniz, passando pela sua importância em nossas vidas, objetivando com isso, mostrar a funcionalidade do uso do cálculo em todos os ramos das ciências inclusive humanas. Entretanto, colocamos em questão a aplicabilidade desse conteúdo nos currículos de Ensino Médio, pois o mesmo ainda preserva a sua estrutura original, sendo considerada uma das disciplinas que apresenta grandes dificuldades iniciais de aprendizagem pelo aluno ao se deparar com Cálculo de Funções reais de uma variável real ao ingressar em cursos de exatas. Uma das dificuldades que percebemos nos alunos estar na assimilação do conteúdo, se dar, principalmente, no estudo sobre noções de limites e aplicações do mesmo na derivada.

Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA - UERN