PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOÃO DEHON DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO DEHON DE SOUSA
DATA: 18/07/2013
HORA: 14:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

OS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS APRENDETES NAS AULAS DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos. Bingo. TUXMATCH. Jogo dos Restos.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

A partir das reuniões pedagógicas das Escolas Professora Lourdes Mota (Rede Municipal de Ensino) e Sebastião Gomes de Oliveira (Rede Estadual de Ensino) em que as equipes de coordenadores mostravam os gráficos com um alto índice de alunos reprovados em Matemática, foi então que vimos a problemática e passamos a estudar uma solução para a melhoria dos números apresentados, veio então a ideia deste trabalho. No início foi realizado um bingo, dividindo a turma em dupla para facilitar os cálculos, sendo os números chamados através da multiplicação, onde o aluno marcava na cartela o resultado da operação. Em seguida foi aplicado o jogo do “TUXMATH”. Em seguida aplicamos o  Jogo dos Restos. Para verificar se realmente estava dando resultado nossa proposta, foi aplicado novamente o bingo, já foi sentido uma diferença, o aluno se preocupava em fazer o cálculo e com maior segurança, uns usavam os dedos, outros riscos no papel, enquanto outros faziam a conta com o algoritmo da operação e com os resultados obtidos, acreditamos ter sido favorável a nossa metodologia de aplicar os jogos em sala.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO RAPOSO DA CUNHA - UFSJ
Presidente - 1673887 - ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
Interno - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Notícia cadastrada em: 08/07/2013 12:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02