RAZÃO ÁUREA: EXPRESSANDO A BELEZA DESSE
NÚMERO PARA O ENSINO MÉDIO
Razão Áurea, Geometria, Número de Ouro,
GeoGebra
A motivação deste trabalho revela-se na preocupação em discutir
assuntos relacionados ao cotidiano e explicá-los de uma forma atraente para
que o aluno possa absorver as informações necessárias para o aprendizado do
conteúdo da forma mais atraente possível, facilitando assim o seu aprendizado.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da Razão Áurea para o
estudo da Geometria e das seqüências numéricas nas escolas de Ensino
Médio, entender como os matemáticos fizeram para chegar à razão áurea
utilizando conceitos algébricos e geométricos e mostrar situações que usaram
ou não do número de ouro, como a questão envolvendo as pirâmides egípcias,
a utilização da razão áurea por Leonardo da Vinci, a relação deste numero com
a seqüência de Fibonacci, a aplicação na botânica e etc. A metodologia
utilizada foi a realização de levantamentos bibliográficos em livros e em
trabalhos realizados nessa área e aplicação de uma atividade envolvendo o
uso do software Geogebra e outra relacionada a seqüências com alunos do
ensino médio abordando o conteúdo. Os resultados observados foram um
pouco de dificuldade no manuseio inicial com o software, porém um alto nível
de concentração e empolgação após a transmissão da história da construção
do número de ouro e como pode ser observado na natureza.