PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO DE LIMA

DISCENTE: JOÃO PAULO DE LIMA
DATA: 26/04/2014
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DAS SEÇÕES CÔNICAS NO ENSINO BÁSICO MEDIANTE O USO
DE UM AMBIENTE DINÂMICO

Ensino. Cônicas. Tecnologias no ensino de matemática. Geometria dinâmica. GeoGebra.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho foi idealizado com o objetivo de contribuir para o Ensino-aprendizagem das Seções Cônicas no Ensino Básico. Divide-se em três partes. Na parte I é apresentada uma inovadora sequencia didática para o estudo desse tema, visto que valoriza os fatos históricos, os matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento do tema e dar ênfase às relações que existem entre as cônicas (elipse, parábola e hipérbole), partindo da exploração sob o ponto de vista geométrico, motivando e preparando o aluno para a exploração algébrica do tema. Na parte II é apresentado um “Ambiente Dinâmico de Ensino das Seções Cônicas – ADESC” criado em consonância com a sequência didática supracitada. O ambiente é uma página da web onde o aluno, orientado pelo professor, constrói seu conhecimento por meio da exploração de objetos digitais (construções) produzidas com auxílio do software de geometria dinâmica, GeoGebra (http://www.geogebra.org). Por fim, na parte III, apresentam-se as considerações finais e perspectivas futuras sobre as ideias inovadoras do presente trabalho.

Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Notícia cadastrada em: 15/04/2014 10:05