PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ UESLEI MARQUES PASCOAL

DISCENTE: JOSÉ UESLEI MARQUES PASCOAL
DATA: 26/04/2014
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

Um breve estudo sobre a utilização do cálculo diferencial e integral na educação básica de Jaguaruana-CE

Cálculo, ensino básico, aplicações.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem por intuito abordar o ensino do Cálculo Diferencial e Integral na educação básica do Município de Jaguaruana-CE, verificando se o conteúdo está inserido no PNLD 2012 e no currículo das escolas públicas do respectivo município, além de sugerir algumas formas de como o cálculo poderia ser trabalhado em sala de aula, utilizando aplicações práticas e noções intuitivas de limite, derivada e integral, conceitos estes que vem sendo bastante discutido por alguns autores que consideram este conteúdo a nível de ensino básico. Além disso o cálculo é reconhecidamente um dos ramos mais importantes da matemática, usado em inúmeros campos do conhecimento humano e de importância fundamental no cenário cientifico mundial, devido a sua imensa aplicabilidade prática. O cálculo é exaustivamente usado no ensino superior, principalmente na área de exatas, logo ficaria plenamente justificado sua inclusão no ensino básico, servindo como uma ponte para o ensino superior. Além de tornar a matemática um pouco mais moderna, apesar de suas origens no século XVII, também seria muito útil no ensino de v árias ciências como física, química entre outras, e no estudo das funções elementares, conteúdo este tão abordado no primeiro ano do ensino médio e usado nas series seguintes. Foi realizada uma simples verificação nos currículos das escolas e nos livros didáticos, nas três series do ensino médio, dando-se ênfase maior ao 3º ano etapa final da educação básica, na tentativa de encontrar algum conteúdo típico do cálculo. Para uma melhor compreensão das informações, foram utilizadas tabelas para organização dos dados e posterior transformação em gráficos. Verificou-se que é possível utilizar ideias intuitivas de Cálculo no âmbito do ensino básico, auxiliando no processo de ensino aprendizagem de outras disciplinas e de vários dos demais conceitos matemáticos.

Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Notícia cadastrada em: 15/04/2014 10:07