PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EFRAIM DE ALCANTARA MATOS

DISCENTE: EFRAIM DE ALCANTARA MATOS
DATA: 23/04/2014
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE FUNÇÃO AFIM ESPECÍFICO PARA O CURSO DE AGROECOLOGIA

Função Afim; Agroecologia; Ensino de Matemática

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O ensino de matemática evoluiu juntamente com a sociedade, nesse processo surgiram métodos e ferramentas que objetivavam auxiliar o ensino-aprendizagem dessa disciplina. Nesse sentido, pode-se perceber que o ensino da função afim também evoluiu, podendo ser introduzido utilizando-se como exemplo questões e/ou situações do dia-a-dia do aluno, devido ao amplo uso dessa função nas mais diversas áreas. O Brasil acompanhou um crescimento econômico significativo, elevando o país ao nível de competidor no mercado internacional, logo necessitando também de uma expansão nos seus níveis tecnológicos. Dentro desse quadro destaca-se o agronegócio que tem se expandido. Esse sistema se fundamenta nas grandes propriedades privadas centralizada nas mãos de uma parcela mínima da população, onde predomina o cultivo de monoculturas irrigadas. Dessa forma, o curso de agroecologia foi criado no câmpus Ipanguaçu com a preocupação de atender os problemas enfrentados pela população do entorno desse instituto, estudando os eixos econômico, social e ambiental da produção na agroindústria e desenvolver ideias de contraponto para um cultivo limpo de insumos tóxicos. O PPP do curso de Agroecologia defende que o ensino deve abordar conceitos matemáticos e aplica-los em situações-problema do cotidiano, sugerindo que sejam utilizados conceitos fundamentais da matemática como análise combinatória, probabilidade. Assim, este trabalho se concentra na matemática estudada no curso de Agroecologia do IFRN- Câmpus Ipanguaçu, com discussão acerca do ensino da função afim, sendo aliada à realidade e vivências desses alunos. A função afim como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, propõe-se o recurso visual geogebra na construção dos gráficos e resolução das questões propostas.

Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - DJANGO JESUS DANTAS - EMPARN