PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO REGINALDO ROBERTO AMORIM

DISCENTE: FRANCISCO REGINALDO ROBERTO AMORIM
DATA: 15/08/2014
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

A UTILIZAÇÃO DO RECURSO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA FACILITAR A  ASSIMILAÇÃO DE ALGUNS “CONTEÚDOS”

História da Matemática - Recurso Pedagógico – Educadores Matemáticos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho fundamenta-se na possibilidade de recorrer à história como um recurso didático adicional nas aulas de matemática, um instrumento importante para mostrar o processo de construção da matemática, ou seja, da descoberta à exploração e definição. Baseado numa pesquisa realizada com um grupo de alunos da Escola de Ensino Médio Lauro Rebouças de Oliveira da cidade de Limoeiro do Norte-Ce e por meio das posições expressadas por alguns historiadores e educadores matemáticos, faremos uma análise dos diferentes papéis didáticos atribuídos à História da Matemática. Procuraremos mostrar os motivos que apontam essa ferramenta de ensino como um recurso didático que pode ser útil ao professor para organização de aulas mais significativas, ajudando assim, na compreensão dos conteúdos. Estimulando o envolvimento e a participação ativa do estudante, na medida em que se faz um resgate histórico, conduzindo os alunos a resolverem e superarem os obstáculos enfrentados pelos antigos matemáticos que são os produtores dos conhecimentos que hoje aplicamos.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES