PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSIEL LIMA OLIVEIRA

DISCENTE: JOSIEL LIMA OLIVEIRA
DATA: 15/08/2014
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO SEM O USO DO CÁLCULO DIFERENCIAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Resolução de problemas. OtimizaçÃo. Matemática no Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A matemática é uma área do conhecimento que se originou e desenvolveu-se nos problemas que o homem encontra. Assim a essência da matemática é a resolução de problemas. Desta forma para seu ensino é necessário que os alunos aprendam a ter criatividade e participação. Nesse intuito os problemas de otimização (assim como quaisquer outros problemas de matemática) são fundamentais, pois permitem ao aluno colocar-se diante de questionamentos e pensar por si próprios, possibilitando o exercício do raciocínio lógico e não apenas o uso frequente de formulações pré-definidas. Este trabalho apresenta uma proposta de trabalho com alguns problemas de otimização em nível de ensino médio e utilizando somente ferramentas desta etapa do ensino básico aqui no Brasil. Iniciamos com uma breve apresentação de ideais nos quais nosso trabalho se apoia. Tais ideais encontram-se nas atuais propostas educacionais no ensino de matemática de nosso país como os Parâmetros Curriculares Nacionais. Em sequência faremos uma rápida revisão histórica da origem dos problemas de otimização apresentado alguns exemplos. Após isto, daremos uma revisão em alguns conteúdos do ensino médio necessários ao entendimento dos problemas de otimização propostos a se trabalharem com alunos que ainda não tiveram contato com o Cálculo Diferencial. Para cada problema proposto apresentaremos uma ou duas soluções, sempre fazendo observações a respeito do conteúdo utilizado e em que momento do ensino pode-se trabalha-lo. Este trabalho pode fazer parte do material adotado em estudo preparatório para situações futuras como resolução de problemas cotidianos, concursos, vestibulares e principalmente olimpíadas de matemática como a Olimpíada Brasileira de Matemática.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES