Banca de DEFESA: CARLOS CÉSAR DE OLIVEIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS CÉSAR DE OLIVEIRA
DATA: 13/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação
TÍTULO:
Geometria sona, como proposta pedagógica para o ensino de matemática
PALAVRAS-CHAVES:
Etnomatemática, trandisciplinaridade, prática pedagógica
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:
O modelo matemático trabalhado em sala de aula sem a menor base prática em termos de metodologia, transforma o alunado em um ser capaz de repetir e não de refletir e fazer o uso do mesmo no seu cotidiano, onde este é um exemplo comum, tradicionalmente encontrado em quase todos os espaços educacionais. Para tanto, a transdisciplinaridade permite o professor a planejar e renovar seu fazer docente, visando explicar essa ciência exata sob diversas óticas, como a sociologia, antropologia, geografia e entre outros. A etnomatemática ligada à geometria sona, mostra o quanto é possível aplicar e enriquecer as aula de forma holística, não só na pratica docente, mas como também na proposta construtivista, elencado a uma cultura angolana. Partindo dessa ideia, essa pesquisa tem como objetivo, promover a prática etnomatemática sob a aplicação do Teorema Euler, Pick e sequencias na geometria sona, como proposta inovadora para o ensino da matemática em uma turma do 3º ano do ensino médio da rede pública em Areia Branca-RN. A metodologia empregada, seguiu de forma rigorosa conforme cronograma de execução que foi dividido em três eixos, sendo estes, revisão bibliográfica, planejamento das atividades e ação prática.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Interno - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Externo à Instituição - JOSILDO JOSÉ BARBOSA DA SILVA - UERN