Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DAVID NASCIMENTO BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DAVID NASCIMENTO BRAGA
DATA : 11/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online (Link da videochamada: https://meet.google.com/boz-dtqz- wmk)
TÍTULO:

ANÁLISE DA ATIVIDADE PEDICULICIDA DO EXTRATO PIROLENHOSO DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis (CLONE I 144) SOBRE Bovicola (Damalinia) caprae (GURLT, 1843)


PALAVRAS-CHAVES:

Caprinocultura; Vinagre de madeira; Pediculose.


PÁGINAS: 22
RESUMO:

A infestação por piolhos pode comprometer a produtividade na caprinocultura e o controle tradicionalmente realizado com inseticidas tem acelerado o surgimento da resistência. Diante desse cenário, estão sendo estudadas novas alternativas de controle, como o uso da pirólise. Nesse sentido, o gênero Eucalyptus apresenta muitas espécies que são amplamente utilizadas no processo de obtenção de fitoterápicos e extratos pirolenhosos, incluindo híbridos, que se distribuem por diversas regiões e que apresentam atividade biológica antimicrobiana, anti-helmíntica e antiparasitária. Ademais, da perspectiva dos métodos usados para obtenção de produtos vegetais, a liquefação de gases condensáveis da pirólise (ácido pirolenhoso) é uma alternativa econômica e ecologicamente viável. Assim, este projeto terá como objetivo realizar avaliação do extrato pirolenhoso de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis sobre a espécie de piolho mastigador Bovicola (Damalinia) caprae. Para produção do extrato será utilizada madeira de um híbrido de E. urophylla x E. grandis obtida a partir de plantios em área experimental. A análise da atividade pediculicida se dará in vitro conforme a metodologia adaptada da borrifação nas concentrações de 100%, 50%, 25%, 12,5%, 6,25% e 3,12%, com todos os ensaios realizados em triplicata. Para o controle positivo será utilizado amitraz e o negativo a utilização de água destilada (diluente do extrato). Os grupos terão 25 piolhos por placa, totalizando 600 exemplares, que serão observados por 1, 3, 6, 24 e 36 horas, decorridos do início do experimento. Ao final das análises espera-se que o extrato pirolenhoso de E. urophylla x E. grandis tenha atividade pediculicida satisfatória dentro dos parâmetros exigidos pela lei e que apresente toxicidade seletiva aos ectoparasitos, permitindo o desenvolvimento de uma droga alternativa de origem vegetal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA
Presidente - 2453480 - ANA CARLA DIOGENES SUASSUNA BEZERRA
Externo à Instituição - WESLEY ADSON COSTA COELHO
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 14:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02