Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDY STEPHANIE DE SOUZA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDY STEPHANIE DE SOUZA CAVALCANTE
DATA : 20/07/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Avaliação da Qualidade e Segurança Microbiológica de Alimentos de rua comercializados nas imediações de Hospitais de Mossoró-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança alimentar, Contaminação, Doenças Transmitidas por Alimentos.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

O crescimento do segmento informal de comida de rua tem sido uma tendência global nos últimos anos devido à crise econômica pós pandemia da Covid – 19. Apesar das organizações internacionais reconhecerem as suas vantagens, a comida de rua está exposta a riscos que comprometem a sua qualidade sanitária. A falta de infraestrutura nos pontos de venda e medidas de higiene inadequadas dos manipuladores contribuem para a contaminação dos alimentos. Avaliar a qualidade microbiológica de alimentos de rua, é uma forma de contribuir para segurança alimentar e nutricional dos indivíduos. O objetivo do estudo é avaliar a qualidade e segurança microbiológica de alimentos de rua vendidos nas proximidades de hospitais em Mossoró-RN, pois há uma grande circulação de pacientes, acompanhantes, estudantes e profissionais de saúde nos arredores dessas instituições e que podem consumir esse tipo de alimento. A pesquisa será do tipo quanti-qualitativa, descritiva e transversal. Amostras de alimentos serão analisadas através da técnica de diluição seriada e contagem padrão em placas, para contagem de coliformes totais e termotolerantes, microrganismos mesófilos aeróbios, Salmonella e Staphylococcus aureus. Os resultados serão avaliados com base nos critérios regulamentares. A coleta de dados será por meio da observação direta, com utilização de check list e entrevista conduzida por questionário semiestruturado. As informações serão sistematizadas em categorias referentes ao perfil do manipulador, sua higiene pessoal, condições de higiene no ponto de venda e na manipulação dos alimentos e o manejo dos resíduos, e os resultados analisados utilizando-se estatística descritiva. Garantir a inocuidade da comida de rua vendida nas proximidades dos hospitais é fundamental para proteger a saúde dos consumidores e evitar a disseminação de surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2453480 - ANA CARLA DIOGENES SUASSUNA BEZERRA
Externa à Instituição - ELIKA SUZIANNY DE SOUSA - IFRN
Presidente - 2882002 - KAROLINE MIKAELLE DE PAIVA SOARES
Externa ao Programa - ***.558.034-** - ZILDENICE MATIAS GUEDES MAIA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 08:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01