Banca de DEFESA: EDNA MARIA MONTEIRO DE SOUSA

DISCENTE : EDNA MARIA MONTEIRO DE SOUSA
DATA : 31/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/wvo-xjyn-nos

Sanitização de Ovos a Base de Extrato Pirolenhoso.

Ovos; Antisséptico; Extrato Pirolenhoso.

O ovo é considerado um dos alimentos mais completos da dieta humana, sendo uma fonte de proteína de alto valor biológico contendo: minerais, vitaminas, ácidos graxos, entre outros elementos benéficos à saúde e prevenção contra doenças, além de ser um alimento barato o que permite o consumo por pessoas de diferentes condições socioeconômicas. Mas, como esse produto é perecível, deve-se mantê-lo conservado durante o seu armazenamento e comercialização. As doenças transmitidas por alimentos constituem um importante problema de saúde pública, e vários agentes podem estar envolvidos. A casca dos ovos pode estar contaminada com diversos tipos de micro-organismos, incluindo bactérias patogênicas, como Salmonella, sendo assim, muitos processadores de ovos utilizam sistemas de lavagem e sanitização para descontaminar a sua superfície. A fumigação do formaldeído é a técnica comumente mais utilizada na sanitização de ovos. Apesar da sua fácil administração e eficiência contra um amplo espectro de microrganismos, o uso do paraformaldeído foi proibido em diversos países devido a sua elevada toxicidade e o seu efeito carcinogênico. Uma alternativa seria o uso de produtos com bioativos naturais como os extratos. O extrato pirolenhoso tem sido utilizado em diversas áreas com ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e também como protetor de alimentos. Nesse sentido, o extrato pirolenhoso de Eucalyptus spp. vem sendo bastante estudado por apresentar propriedades antibacterianas associada à sua composição química. O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficácia no uso do extrato pirolenhoso de Eucalyptus urograndi como sanitizante de ovos. Foram utilizados 144 ovos, provenientes de lote produzidos no setor de avicultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As soluções de tratamento foram utilizadas nos ovos da seguinte forma: T1 - Solução de extrato pirolenhoso a 1% ( 1mg/ml); T2 – água clorada 1% e T3 – água destilada estéril. Nos períodos de zero, 24, 96 e 168 horas após a imersão em caldo contendo S. enteritidis, 12 ovos de cada grupo foram examinados através de plaqueamento, para verificar a quantidade de S. enteritidis na casca e no conteúdo interno. Nas análises físico-químicas, foram utilizados 60 ovos com os mesmos tratamentos, para avaliação de características de qualidade internas e externas. Os fatores avaliados foram: peso, casca, albúmen, gema e unidade Haugh. Também foi realizado no laboratório de análises sensoriais da UFERSA, análise sensorial através de teste triangular com o objetivo de comprovar que o uso do extrato pirolenhoso não se torna perceptível no consumo de ovos cozidos sob esse tratamento. Comprovamos a eficácia do extrato pirolenhoso como agente inibidor de Samonella enteritidis, mantendo as características de qualidade dos ovos , sendo imperceptível pelos consumidores finais.

Externa à Instituição - TATIANE KELLY BARBOSA DE AZEVEDO CARNAVAL - UFRN
Externo à Instituição - ALEXANDRE SANTOS PIMENTA - UFRN
Presidente - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Externa ao Programa - 1714925 - MARCELLE SANTANA DE ARAUJO - null