Banca de QUALIFICAÇÃO: ELÂNIA GUADALUPE PAIVA MARTINS

DISCENTE : ELÂNIA GUADALUPE PAIVA MARTINS
DATA : 11/07/2023
LOCAL: Remota pelo Google Meet

BIOCHAR COMO ALTERNATIVA DE USO SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA DA CARNAÚBA (Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore.).

Biochar, carnaúba, salinidade, espécies florestais.

O biocarvão, ou biochar, é resultante da pirólise da decomposição térmica da biomassa de plantas ou animais. Se destaca por ser rico em carbono orgânico, resistente à degradação química-biológica, e de material de atividades agrícolas, destacando-se ainda por apresentar um grande potencial para mitigação de efeitos das mudanças climática, potencial para melhoria na fertilidade dos solos, crescimento de cultivos, retenção de água, e mais recentemente controle de poluição do solo. A pesquisa será realizada em casa de vegetação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O residuo para produzir o biochar será a bagana de carnaúba, feito em um forno produzido na universidade. Após feito o biochar o mesmo será incorporado com arisco em caixas no período de 30 dias, revolvido e umedecido sempre que necessário. Serão produzidas mudas de Erythrina velutina Willd. (Mulungu) e Mimosa caesalpiniifolia benth. (Sabiá) com sementes coletadas no próprio município. À proporção que será utilizado do biochar ao solo será de: 0, 5,10,20 e 30 (t/ha). As mudas serão feitas em tubetes de 280 ml, e semeadas neles duas sementes de cada espécie e feito o desbaste após 10 dias de semeio mantendo apenas uma. No 11º dia o experimento passará ser irrigado metade com água salina (4,3 dS/m), e metade com água de abastecimento (0,5 dS/m). O delineamento experimental será o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 5 (com duas águas de irrigação (salina e não salina) x 5 doses de biochar 0, 5,10,20 e 30 (t/ha), constituindo assim 10 tratamentos, distribuídos em 5 blocos, sendo a unidade experimental representada por 6 plantas, com duração de 4 meses. Ao final do experimento será feita análises de: número de folhas, área foliar, diâmetro do coleto (DC) altura da parte aérea (h), comprimento de raiz (CR), massa seca aérea (MSA), massa seca de raiz (MSR) , massa seca total (MST), clorofila, analises bioquímicas e fisiológicas, prolina, açúcares solúveis, aminoácidos e pigmentos fotossintéticos (clorofilas a e b). Para a análise estatística os dados serão submetidos à análise de variância, e as médias de cada tratamento serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, calculando também o índice de robustez e índice de Dickson. Espera-se que ao final do experimento o biochar mostre-se satisfatório e que se encontre uma dose ideal para as espécies estudadas, e uma resposta do fator salino. O presente trabalho visa assim verificar a viabilidade do uso do biochar da bagana de caunaúba como condicionador de solo e remediador de estresse salino.

Externa ao Programa - 1172768 - ANE CRISTINE FORTES DA SILVA - nullPresidente - 1289574 - NARJARA WALESSA NOGUEIRA DE FREITAS
Externo à Instituição - ROMULO MAGNO OLIVEIRA DE FREITAS - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 06:55