Banca de DEFESA: SAMILLY BRITO NOBRE

DISCENTE : SAMILLY BRITO NOBRE
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

USO DE CONCHAS MARINHAS NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE AGREGADO MIÚDO EM ARGAMASSAS.

mariscagem, desenvolvimento socioeconômico, sustentabilidade.

A busca por alimentos através da pesca de moluscos é uma atividade de grande importância socioeconômica no litoral brasileiro, no qual tem sido amplamente disseminada nesses locais. O descarte das conchas na atividade marisqueira, se dá pela retirada da parte comestível do molusco, um corpo mole que é envolvido por uma concha, em que essa concha, após segregada é vista como inútil, tornando essa atividade não-sustentável, uma vez que seu resíduo é destinado como lixo comum a aterros ou lixões, ou até mesmo descartados em terrenos baldios próximo, residências ou devolvidos ao mar, ocasionando mau cheiro, enfermidades, desequilíbrio aquático e acidentes a banhistas. O objetivo geral desse trabalho é contribuir com a atividade marisqueira no âmbito da destinação sustentável dos resíduos de conchas marinhas. Os objetivos específicos são: obter parâmetros técnicos para indicação de uso de resíduos de conchas marinhas na produção de argamassas de cimento Portland; compreender a relevância socioambiental da atividade marisqueira inserida em contexto econômico. Foi realizado um beneficiamento do material e, posteriormente, avaliado as características físicas, químicas e mineralógicas do agregado e dos demais materiais comuns da mistura. Posteriormente foi realizado a otimização e escolha dos traços, em que foi possível observar que as características com 10%, 40% e 70% apresentariam melhores resultados pelas análises realizadas. Em sequência, foram produzidas as argamassas para os respectivos traços e mais um de referência para que fossem analisadas suas características nos estados fresco e endurecido, aos 28 dias. Foi possível observar que no estado fresco, que uma maior substituição implica em um menor espalhamento das argamassas, relacionando ao tamanho das partículas e um maior consumo de água, visto que o fator água/cimento foi fixado a todas as misturas. No estado endurecido, a resistência a compressão dos traços de substituição foi inferior ao de referência, mas não implica em dizer que não é eficiente seu uso, visto que seu resultado está em consonância com a norma vigente e, após análise estatística, verificou-se que o teor de substituição não implica nos resultados para essa propriedade. Para a resistência a tração na flexão, a substituição de 70% obteve melhor resultado que as demais, mostrando consonância com o empacotamento das partículas que foi direcionado. Para os resultados de absorção por imersão, foi possível observar que uma maior substituição implica em uma maior absorção por imersão, gradativamente. Para os resultados de absorção por capilaridade, foi possível observar que a substituição de 70% apresentou maior absorção, já a de 40% apresentou menor absorção que as demais. É possível afirmar que o uso dos resíduos de conchas marinhas é uma alternativa viável para sua destinação, com aplicação de 70% de substituição da NS pelo MSW, tomando como base de que os parâmetros técnicos encontrados e o viés sustentável como forma de mitigar os impactos causados pela atividade marisqueira.

Externo ao Programa - 2259454 - ALISSON GADELHA DE MEDEIROS
Presidente - 2528342 - ELIS REGINA COSTA DE MORAIS