Banca de DEFESA: JERLANE MARQUES FERNANDES TARGINO

DISCENTE : JERLANE MARQUES FERNANDES TARGINO
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Auditório do PPGFITO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA E NA COMUNIDADE: CONEXÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APRENDIZAGEM ECOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação ambiental, metodologias ativas, aprendizagem ecológica, sustentabilidade.

Este trabalho trata de uma pesquisa-ação sobre o ensino da Educação Ambiental, buscando entender as contribuições das metodologias ativas para a aprendizagem da educação ambiental, numa perspectiva ecológica em conexão com o entorno da comunidade local. A Educação Ambiental faz parte de várias iniciativas de políticas públicas com o objetivo de reduzir os impactos ambientais provocados pela postura displicente da humanidade em relação ao meio ambiente. Integra inclusive as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEA). Desse modo, é importante compreender que a forma como a Educação Ambiental é abordada junto aos alunos durante a sua formação nos anos iniciais da Educação Básica é determinante para o tipo de postura que eles assumirão, ao terem internalizadas as concepções de um meio ambiente sustentável. A tamanha importância da função de proporcionar Educação Ambiental efetiva nos anos iniciais da Educação Básica motivou a presente pesquisa com o objetivo de analisar como acontecem as mudanças de condutas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, a partir da utilização de Metodologias Ativas no ensino da Educação Ambiental em uma escola dos anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, foram desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sistemática e pesquisa de campo. Nesta, foram envolvidos professores de uma escola da zona rural do município de Mossoró-RN. Os participantes responderam questionários estruturados e participaram de uma oficina pedagógica. Os resultados evidenciaram que os professores reconhecem a importância das Metodologias Ativas para que os alunos desenvolvam o comportamento ambientalista sustentável e que o desenvolvimento da pesquisa muito contribuiu para a modificação de suas práticas pedagógicas, com a adoção de: aula de campo, jogos, brincadeiras, gamificação, músicas e brincadeiras cantadas. Sugestões para trabalhos futuros é apontado, no sentido de aprofundar a pesquisa sobre novas estratégias criativas de intervenção na prática pedagógica e na comunidade escolar.

Presidente - 2213033 - DANIEL VALADAO SILVA
Externa à Instituição - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SORAES - UERN