Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA SILVA MARCELINO DE SOUSA

DISCENTE : DEBORA SILVA MARCELINO DE SOUSA
DATA : 03/08/2022
LOCAL: Sala de aulas do CPVSA

ESTUDO DO POTENCIAL DE REMOÇÃO DO HERBICIDA 2,4-D POR MACRÓFITAS AQUATICAS FLUTUANTES.

Bioindicadora; Fitorremediação; Controle de poluição, Água.

A técnica de aplicação das macrófitas aquáticas como remediadora está sendo bastante utilizada. Essa tecnologia vem sendo inserida por meio de combinações de processos físico- químicos e utilizada para solucionar e conter avanços da contaminação dos recursos hídricos causada pelo uso de herbicidas. A remedição se mostra bastante eficiente em escala internacional, além de ser uma tecnologia de baixo custo. Este estudo tem como objetivo observar se é possível realizar a remediação do herbicida 2,4D na água, usando macrófitas. O experimento será realizado durante os meses de agosto a dezembro de 2022, na cidade de Mossoró, município localizado no Estado do Rio Grande do Norte, as espécies vegetais escolhidas serão a Aguapé (Eicchhornia crassipes), Salvinia (Salvinia minima) e Repolho d'água (Pistia stratiotes) que serão coletadas em ambientes lóticos e, em seguida, levadas para o laboratório de plantas daninhas localizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Campus Mossoró. O experimento será conduzido por delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC) com 4 repetições. Os tratamentos serão arranjados com esquema fatorial 3 x 5, que corresponderá as três plantas já escolhidas anteriormente, e cinco doses de herbicida 2,4D (0, 15, 20, 25 e 30 µg L-1). As unidades experimentais corresponderão às bacias plásticas com volume útil de 10L. Os dados dos experimentos serão submetidos à análise de variância (ANOVA) e, em caso de significância pelo teste F, as médias de cada tratamento serão comparadas pelo teste de Tukey (p ≤ 0,05). Serão avaliadas características de crescimento bem como avaliações de resíduos do herbicida e, a partir dos resultados, espera-se o encontro de alternativas para reduzir os danos causados pelo uso inadequado dos defensivos no meio ambiente aquático.

Presidente - 2213033 - DANIEL VALADAO SILVA
Externo à Instituição - BRUNO CAIO CHAVES FERNANDES - UFERSA