Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE CARLA DUARTE TENORIO

DISCENTE : DAYANE CARLA DUARTE TENORIO
DATA : 27/07/2022
LOCAL: UFERSA

PERFIL DA RESISTÊNCIA ANTIMICROBRIANA DE Staphylococcus Aureus ISOLADOS DE CÃES.

Saúde Pública; Staphylococcus aureus; Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina.

O Staphylococcus aureus (S. Aureus) é uma bactéria que pertence a microbiota natural humana e animal, fazendo parte do grupo dos cocos gram-positivos que podem provocar as doenças que vão desde uma infecção simples como acnes em humanos e piodermatites em cães e gatos, chegando as formas até as mais graves em ambos. A resistência bacteriana proporciona um aumento da morbimortalidade, do tempo de internação, dos gastos com insumos no tratamento e profissional especializado. O principal motivo da escolha da temática em questão sucedeu-se pelos estudos comprovam que resistência a antimicrobianos pode ser considerada como um dos maiores problemas para a saúde pública e a bactéria S. aureus adquiriu resistência também ao novo fármaco o antibiótico sintético Meticilina. Analisar a resistência antimicrobiana se Staphylococcus aureus isolados de cães. Diante dos dados identificados apresenta como hipotese na seguinte forma: Existe uma maior propoção da resistência antimicrobiana em amostras isoladas de cães em estudo. Trata-se de uma pesquisa experimental, exploratória e descritiva, com abordagem através do método de pesquisa quantitativa. A pesquisa será dividida em dois momentos: o primeiro será realizado em laboratório para analise da resistencia antimicrobiana por S. aureus (coleta de amostras e analises das provas bioquímicas) e o segundo momento será realizado em campo em clinicas veterinárias com aplicações dos questionários e entrega das cartilhas como forma de retorno social e para analise do conhecimento dos médicos veterinários sobre a resistência bacteriana. Será realizado as provas bioquimicas e o ensaio de Reação de Polimerase em Cadeia (PCR) para identificação de S. aureus em amostras de isolados de cães e também o antibiobiograma para avaliar a resistência antimicrobiana. E para sensibilizar os médicos veterinários sobre a importância da escolha adequada dos antimicrobianos e a população circunvizinha sobre os riscos da automedicação com drogas antimicrobianas será criado duas cartilhas informativas com questões pertinentes ao tema. Pretende-se encaminhar o produto da pesquisa em forma de artigo para publicação em revista científica. A pesquisa apresenta riscos mínimos, como, por exemplo, quebra de sigilo do teor das informações contidas nos questionários. No entanto, os benefícios superam os riscos, sendo que o principal benefício será a contribuição para a produção de conhecimento científico acerca da resistência antimicrobiana se S. aureus isolados de cães do município de Mossoró. A UFERSA responsabilizará pela disponibilização da estrutura física (laboratórios, biblioteca) e também de alguns recursos materiais, como computadores, conectivos, acesso livre à internet no local e referências bibliográficas, contidas na biblioteca, bem como orientadora e banca examinadora.

Externo ao Programa - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Interno - 3652543 - FRANCISCO SILVESTRE BRILHANTE BEZERRA