Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA ELLEN CHAGAS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA ELLEN CHAGAS DOS SANTOS
DATA : 02/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: PRÉDIO PROPPG/UFERSA/MOSSORÓ
TÍTULO:

Qualidade da madeira de espécies florestais produzidas no Semiárido – potencial de uso e implicações no desenvolvimento regional.


PALAVRAS-CHAVES:

Madeira; Caatinga; Plantios comerciais.


PÁGINAS: 16
RESUMO:

A demanda por madeira e outros recursos florestais tem se intensificado e com isso tem surgido a necessidade da implementação de plantios para o abastecimento de diferentes segmentos da indústria. Nesse sentido, buscam-se alterativas tanto de espécies florestais quanto de áreas para esse fim que atendam aos requisitos das práticas silviculturais necessárias na produção, implantação e manutenção desses plantios tendo em vista assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, promover o desenvolvimento econômico e reduzir as desigualdades sociais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho da madeira de espécies implementadas em um plantio comercial na região Semiárida, por meio da avaliação das características tecnológicas que direcionem usos múltiplos da madeira no setor moveleiro e afins. A coleta de dados será realizada em um plantio experimental implantado e conduzido pela Embrapa Agroindústria Tropical, localizado em um lote do Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, em região limítrofe entre o Município de Acaraú com o Município de Marco, no Ceará. Serão selecionadas 14 espécies, incluindo nativas, exóticas e clones, com melhor desempenho vegetativo. Posteriormente, serão confeccionados discos retirados em diferentes alturas do fuste: 0% (base), DAP, 20 %, 40 %, 60 %, 80 % e 100 % (galho grosso). Já no laboratório de Anatomia e Tecnologia da Madeira do Departamento de Engenharias Agronômicas e Florestais (DEAF) da Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA), serão produzidas subamostras de ¼ do disco em diferentes posições (medula, intermediário e casca) para determinação da densidade. Para a análise das características organolépticas cor, grã, textura, desenho, serão confeccionadas, em uma marcenaria na cidade de Mossoró/RN, corpos de prova, apresentando dimensões de 2,0 x 3,0 x 4,0 cm sendo a última dimensão no sentido das fibras. A análise dos dados ocorrerá por meio do teste de Tukey a 5% de probabilidade, para análise de variância, por meio do auxílio do Software Action 3.7, recurso estatístico do programa Microsoft Excel.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2055706 - CARLOS JOSE DA SILVA
Interna - 1289574 - NARJARA WALESSA NOGUEIRA DE FREITAS
Presidente - 1789417 - RAFAEL RODOLFO DE MELO
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 07:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02