Banca de QUALIFICAÇÃO: HILGARDE FERREIRA PESSOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HILGARDE FERREIRA PESSOA
DATA : 28/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 07 (Prédio Central de Aulas 07).
TÍTULO:

AVALIAÇÃO in vitro DA ATIVIDADE ECTOPARASITICIDA DO EXTRATO SALINO DA FOLHA DO MASTRUZ (Dysphania ambrosioides L), SOBRE Damalinia (Bovicola) caprae (GURLT, 1843) (TRICHODECTIDAE: MALLOPHAGA).


PALAVRAS-CHAVES:

Produto alternativo; caprino; ectoparasitos; resistência.


PÁGINAS: 16
RESUMO:

O Brasil possui um grande potencial de mercado para os produtos da pele e carne oriundo dos pequenos ruminantes. Entretanto na exploração dos caprinos as ectoparasitoses podem acarretar perdas econômicas significativas com decorrência de mortalidade quando ocorrem altas infestações, associado a queda na sua produtividade, possibilidade de infecções secundária e redução da qualidade do couro. Embora existam fármacos para o controle, a utilização de forma incorreta vem ocasionando resistência parasitária e possível contaminação ambiental, que possibilitou pesquisas com controle alternativo como as plantas medicinais. O objetivo da pesquisa será avaliar in vitro a atividade ectoparasiticida do extrato salino da folha do mastruz (Dysphania ambrosioides L), sobre Damalinia (Bovicola) caprae. O extrato salino do mastruz será desenvolvido a partir do pó da folha seca, após depósito da exsicata no herbário e confirmação da espécie. Do extrato será realizado análise fitoquímica, toxicidade e teste de viabilidade como ectoparasiticida. Para avaliação da eficácia serão utilizados piolhos mastigadores em um total de 600 espécimes coletados em caprinos naturalmente infestados e sem utilização de medicamento parasiticida por no mínimo 90 dias. Os piolhos coletados, serão acondicionados em frascos aerados e transportados ao laboratório onde serão identificados morfologicamente. Os grupos experimentais: serão distribuídos nas concentrações de 10% (mg/mL), 5% (mg/mL), 2,5% (mg/mL) e 1,25% (mg/mL), solução de NaCl 0,15M (Controle negativo) e Amitraz 1,25 g/ml (Controle positivo), na concentração indicada pela bula. O experimento será realizado em quatro réplicas, com utilização de 25 piolhos por grupo experimental e com observações da viabilidade dos ectoparasitos nos tempos de 1, 3, 6, 24, 48 e 72 h, após contato com o extrato por imersão. Como provável resultado espera-se que o extrato salino das folhas da D. ambrosioides apresente atividade ectoparasiticida in vitro sobre piolhos da espécie D. caprae.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453480 - ANA CARLA DIOGENES SUASSUNA BEZERRA
Interna - 2882002 - KAROLINE MIKAELLE DE PAIVA SOARES
Externa ao Programa - 1714333 - MICHELE DALVINA CORREIA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/07/2022 07:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02