Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÉLITON JOSÉ DA SILVA PESSOA

DISCENTE: JOÉLITON JOSÉ DA SILVA PESSOA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Google meet, Link: https://meet.google.com/kpq-afwi-uug

DIETA DE CORUJAS SUINDARAS Tyto furcata (TEMMINCK, 1827) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Aves de rapina; Ecologia alimentar; Serviços ecossistêmicos; Strigiformes.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Corujas regurgitam massas compactas de suas presas não digeríveis, especialmente exoesqueletos de insetos, ossos, pelos e penas. A análise desses regurgitos possibilita a descrição da dieta dessas aves, de suas relações tróficas e dos serviços ecossistêmicos que realizam. A coruja suindara Tyto furcata ocupa grande parte da região Neotropical, sendo encontrada em praticamente todo o território brasileiro, habitando áreas naturais, urbanas e rurais. Embora seja uma das espécies de corujas mais comuns do Brasil, estudos sobre sua biologia e ecologia na região semiárida brasileira ainda são escassos. Os objetivos principais deste estudo são: (i) investigar a dieta de suindaras, por meio de análise de regurgitos, ao longo de um gradiente de habitats no semiárido brasileiro e (ii) comparar a dieta desta ave de rapina no semiárido brasileiro com a dieta descrita em outras regiões do Brasil, por meio de revisão bibliográfica e análise de dados publicados na literatura científica. A coleta de amostras de regurgitos está ocorrendo em um gradiente de habitats natural-rural-urbano, no sul do estado do Ceará. Crânios de vertebrados e exoesqueletos de invertebrados encontrados nas amostras de regurgitos de suindaras estão sendo mensurados e fotografados para a identificação das espécies animais presentes na dieta da suindara na região em estudo. A descrição da dieta de suindara em diferentes regiões do Brasil está sendo obtida, por meio de revisão bibliográfica, nos portais Scielo, Web of Science, Periódicos Capes e Scopus, dentro do período de 1900 a 2021. Além destes dois objetivos principais, será construída uma uma seção de divulgação científica virtual, na página do Laboratório de Ecologia Evolutiva e Molecular da Universidade Federal Rural do Semi-árido (ccbs.ufersa.edu.br/laboratorios/ecomol), na qual serão disponibilizados um banco de imagens dos crânios de presas de suindaras e atividades didáticas voltadas ao ensino básico, com o intuito de subsidiar futuras atividades científicas e de estimular o protagonismo juvenil e o interesse pela ciência.

Externo ao Programa - 1806885 - DARIUS PUKENIS TUBELIS
Interno - 2882034 - DIANA GONCALVES LUNARDI