Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ DA SILVA SOARES

DISCENTE: BEATRIZ DA SILVA SOARES
DATA: 17/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/mak-vtuv-mkj?hs=224

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLOGIA DE QUEIJO TIPO COALHO COM APLICAÇÃO DE EXTRATO DO BAGAÇO DA UVA (Vitis vinifera) A MASSA E SEU EFEITO QUALIDADE

Queijo coalho; uva; extrato hidroalcóolico.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O queijo do tipo coalho é um alimento de tradição cultural alimentar brasileiro, com destaque ao seu consumo em determinadas regiões, como por exemplo no Nordeste. Uma das principais características organolépticas é o sabor bem característico com traço salgado e ácido. Outro aspecto é quanto a sua apresentação e comportamento a elevação térmica da cocção, onde o queijo coalho é resistente ao calor e mantem suas caraterísticas, sua diferença comparada a outros tipos de queijos ele não muda sua textura para pastosa quando em contato com elevação térmica. Os extratos naturais, tem ganhado bastante espaço na indústria alimentícia e são descritos na literatura como fontes alternativas de aditivos naturais, com importante potencial antioxidante. O extrato da uva é bastante utilizado na indústria alimentícia, essa utilização deve-se ao fato de a uva ser um excelente antioxidante. Os antioxidantes estão presentes em maior quantidade na casca da fruta, o que é indicado pela coloração delas. Ou seja, quanto mais escuro for a fruta, maior é a possibilidade de concentração de antioxidantes no alimento. Dessa forma, ressaltando a importância nutricional e econômica do queijo coalho para a região Nordeste, o presente estudo terá por objetivo produzir o extrato hidroalcóolico do bagaço da uva Vitis Vinifera para aplicação na produção da massa de queijos tipo coalho e avaliar o efeito da técnica desenvolvida na melhora na qualidade do alimento. Com o levantamento bibliográfico e os resultados das análises microbiológicas aplicadas será possível atestar o potencial de conservação natural e ação antimicrobiana do extrato do bagaço de uva em massa de queijos do tipo coalho.

Interno - 2453480 - ANA CARLA DIOGENES SUASSUNA BEZERRA
Presidente - 2882002 - KAROLINE MIKAELLE DE PAIVA SOARES