Banca de DEFESA: JONAS DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: JONAS DOS SANTOS SILVA
DATA: 28/07/2021
LOCAL: Serviço eletrônico de comunicação por vídeo - Google Meet.

EFICÁCIA ANTIBACTERIANA IN VIVO DA SOLUÇÃO OTOLÓGICA À BASE DE SPONDIAS MOMBIN L. NO TRATAMENTO DE OTITE EXTERNA EM CÃES

plantas medicinais, antimicrobiano, otite canina, contagem, toxicidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Estudosmostram que a Spondias mombinL. (SM) possui bioativos com potencial antimicrobiano, sua finalidade terapêutica é visado pelas pessoas pelascaracterísticas de fácil acesso e uso, baixo custo e menores efeito colaterais, principalmente considerando as condições socioeconômicas da região para adquirir fármacos industrializados, agravandoquando associada ao custo-benefício do tratamento das patologias dos seus animais de companhia, principalmente asinfecçõesbacterianas, devido o insucesso terapêutico por multirresistência microbiana aos fármacos. Dessa forma objetivou-se com esse trabalho avaliaraeficácia antibacterianain vivoda solução otológica à base de folhas de SM no tratamento de otite externa em cães. Os animais submetidos foram cães escolhidos aleatoriamente, de acordo com a casuística de otite, divididos em quatro grupos com 5 animais cada, avaliados ao tratamentootológico durante 21 dias. Foi colhida secreção otológica e feita avaliação da quantidade bacteriana sob ação da solução teste a base de SM (2% -glicerinado e aplicado de 12/12h; 2% -glicerinado e aplicado de 24/24h;20% aplicado de 12/12h) e controle positivo ciprofloxacina a 3,5%,aos 7, 14 e 21 dias após início do tratamento, os microrganismos também foram submetidos a análisemorfotintoriale provas bioquímicos para conclusão de seu gênero/espécie e identificação da sua resistência aos antibióticos (antibiograma). Os sinais clínicos (prurido, dor,hiperpigmentação,hiperqueratose, eritema, descamação e exsudato) do conduto auditivo foram avaliados por meio dechecklist(0, 7, 14 e 21 dias) atribuindo escores que variaram de 0 (ausência de sintomatologia) a +5 (nível crítico de sintomatologia) para determinação macroscópica da eficácia dos tratamentos. Foi feita a avaliação dacitotoxicidadeda planta com uso de fragmentos da pele (9,0mm3) canina, divididas em quatro grupos e incubadas por 12h paracada grupo: a) Sem a presença de extrato;b) Extrato de cajá a 20%;c) Extrato de cajá a 2%;d) solução de ciprofloxacina a 3,5%, analisando morfologia, viabilidade e atividade metabólica celular. A estatística descritiva foi associada ao número e percentual de espécie e resistência bacteriana. Quanto a quantificação de bactéria,citotoxicidadee aos sinais clínicos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e sendo constatado significância entre os tratamentos foi aplicado o teste de comparação de médias (Tukeya 5%) com o programa estatístico SISVAR 5.6. Para acitotoxicidade, os dados foram expressos como média ± erro padrão de quatro repetições, usando o softwareGraphPad(Graph-PadSoftwareIncorporation, LaJolla, CA, USA), os resultados foram verificados para normalidade pelo testeShapiro-Wilkehomoscedasticidadepelo teste deLevene. No testein vitro(antibiograma), das 33 cepas bacterianas isoladas, 32 mostraram resistência a pelo menos um antimicrobiano e 9 foram resistentes a três ou mais diferentes antimicrobianos. Quanto aos sinais clínicos, os escores referentes ao prurido, dor,hiperpigmentação, descamação, eritema e exsudato no tratamento com a SM (2% -glicerinado e a 20% aplicados de 12/12h) foram semelhantes ao controle positivo (p<0,05). Concluindo que a solução otológica de SMa 2% com glicerina (12/12h) apresenta tendência como fitoterápico alternativo paradiminuição da contagem bacteriana e dos sinais clínicos em otite de cães.

Externo ao Programa - Tec Administrativo - 1959461 - CAIO SERGIO SANTOS
Presidente - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO