Banca de QUALIFICAÇÃO: JERLANE MARQUES FERNANDES TARGINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERLANE MARQUES FERNANDES TARGINO
DATA: 30/07/2021
LOCAL: meet.google.com/mdu-yjfr-ktj

CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO INICIAL

Educação Ambiental; metodologias ativas; escola.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O projeto “Contribuições das Metodologias Ativas para o ensino-aprendizagem da Educação Ambiental na Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira – Mossoró-RN” tem como objetivo investigar a importância das metodologias ativas como ferramenta de construção de uma consciência ambiental de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o desenvolvimento de práticas metodológicas inovadoras voltadas para a formação discente sobre a educação ambiental. O projeto visa sensibilizar todos envolvidos e comunidade, à construção social do conhecimento e a uma proposta de ações que melhorem a qualidade de vida aliada à preservação do meio ambiente. Para execução das atividades está sendo estabelecida parceria entre a Escola Municipal Francisco de Asis Nogueira, localizada no Sítio Sussuarana, Zona Rural do Município de Mossoró e o Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade – PPGATS. Como proposta metodológica, inicialmente será investigado algumas contradições existentes no contexto escolar, como o desafio da própria formação continuada do professor, tendo em vista a sua formação inicial não contemplar a temática. Será realizado diagnóstico para compreender como a escola e a comunidade tratam os recursos naturais, e assim identificar as possíveis dificuldades enfrentadas e, também as suas potencialidades para minimizar os possíveis problemas dessa relação com o meio ambiente. Serão realizadas oficinas teóricas e práticas utilizando os instrumentos da metodologia ativa, por exemplo, gamificação, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, buscando informar e sensibilizar, a respeito dos impactos negativos decorrentes de ações antrópicas ao meio ambiente e à saúde.

Presidente - 2528342 - ELIS REGINA COSTA DE MORAIS
Interno - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO