Banca de DEFESA: BRENDA NATHÁLIA FERNANDES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENDA NATHÁLIA FERNANDES OLIVEIRA
DATA: 30/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência via Plataforma GoogleMeet: meet.google.com/our-pdfq-yee
TÍTULO:

FILMES MISTOS DE ALGINATO DE SÓDIO E CERA DE ABELHA: PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO EM EMBALAGENS PARA MEL DE ABELHA (Apis mellifera L.)


PALAVRAS-CHAVES:

Biopolímeros. Bioplásticos. Polissacarídeos. Lipídios. Filme Biodegradável.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

As embalagens plásticas desempenham função primordial na comercialização de alimentos, pois são fundamentais na preservação e manutenção das características dos produtos pelo maior tempo possível. As mais utilizadas no mundo, até o presente momento, são biorecalcitrantes e provenientes de polímeros derivados do petróleo, ou seja, oriundas de fontes não renováveis e que acabam gerando um acúmulo de resíduos sólidos não-degradáveis no meio ambiente. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo obter e caracterizar filmes biodegradáveis de alginato de sódio e cera de abelha adequados à confecção de embalagens para mel de abelha Apis mellifera L. Para tanto, este se deu em duas etapas: sendo a primeira a obtenção e caracterização de filmes mistos de alginato de sódio e cera de abelha em quatro composições, e na segunda etapa a confecção das embalagens, que foram utilizadas para acondicionar o mel por 60 dias, enquanto foram utilizados béqueres com mel para ser o controle, sendo realizadas análises físico-químicas nos méis nos dias 0, 7, 15, 30, 45 e 60 dias. Quanto à análise estatística, foi realizada ANOVA e comparação das médias pelo teste de Tukey com nível de significância de 5% (p < 0,05) utilizando o Software Statistica 13.3 (Tibco Software Inc., USA). Quanto à caracterização dos filmes: aqueles que continham cera na composição apresentaram menor PVA/TPVA em comparação aos outros, apresentaram coloração mais amarelada e maior opacidade. Quantos às propriedades mecânicas, em níveis mais altos de cera, houve menor resistência à tração, além de menor elasticidade. Quanto à solubilidade, filmes com 10 e 5% reduziram significativamente a solubilidade em comparação ao filme somente de alginato. Quanto ao ângulo de contato, os resultados não apresentaram diferença significativa. Em diferentes UR%, filmes com cera absorveram menos água. Nas características físico-químicas do mel, embalagens com cera mantiveram as características do mel dentro das recomendações por mais tempo. Quanto à durabilidade, aos 30 dias de experimento, todas as embalagens sem cera, apenas de alginato de sódio, apresentam problemas. Sendo a embalagem com 10% de cera a mais durável dentre todas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIKA SUZIANNY DE SOUSA - IFRN
Interno - 2882002 - KAROLINE MIKAELLE DE PAIVA SOARES
Externo à Instituição - RAFAEL DE QUEIROZ FERREIRA - UFES
Presidente - 1346487 - RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
Notícia cadastrada em: 27/04/2021 10:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02