EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA PARAÍBA
Ensino Superior; diretrizes curriculares; projetos pedagógicos dos cursos.
A presente pesquisa busca analisar como a temática ambiental vem sendo trabalhada nos cursos, presenciais, de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Paraíba, haja vista ser a partir dessa Educação Ambiental que o indivíduo se torna mais consciente, ao tempo em que estimulam a repensar suas práticas sociais. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza qualitativa, pois descreve as características dos sujeitos estudados através da interpretação e relação dos fatos. Quanto aos procedimentos de coleta tem-se um estudo de campo realizado nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado da Paraíba, onde serão entrevistados os Coordenadores e o Corpo Docente dos cursos de Ciências Contábeis das referidas IES. Serão utilizados dois roteiros de entrevistas, um aplicado aos Coordenadores e outro ao Corpo Docente, composto por quesitos subjetivos. Ainda, será realizada uma análise documental, onde serão coletadas, através de um check-list, informações referentes aos PPC’s dos cursos pesquisados. Os resultados obtidos com o presente estudo mostram que ainda são grandes os desafios para uma inserção eficiente da temática ambiental nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis da Paraíba. A análise realizada com os coordenadores dos cursos mostra que a temática vem sendo inserido nos cursos. A entrevistas realizadas com os docentes do curso apontam que esses não possuem dificuldades na inserção do temas nas disciplinas lecionadas. A pesquisa chegou ao resultado de que inserção da temática ainda é restrita a alguns professores que tenham algum tipo de envolvimento com a área. Análise realizada com os PPCs abordam essa temática apenas quando mencionam as disciplinas ofertadas pelos cursos, o perfil dos egressos e em alguns casos, em cumprimento a sua missão enquanto Instituição. Sugere-se que seja realizada uma pesquisa com os discentes dos cursos pesquisados e sua contribuição está relacionada a maior abrangências da temática nos cursos de ciências contábeis da IES públicas da Paraíba.