Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNYELLY VIRGINIA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNYELLY VIRGINIA BRITO
DATA: 25/07/2019
LOCAL: Sala 24 da PROPPG

PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA NA SELEÇÃO E PONDERAÇÃO DAS SUBCATEGORIAS DE IMPACTOS EM ESTUDOS DE AVALIAÇÃO SOCIAL DO CICLO DE VIDA

Avaliação Social do Ciclo de Vida; Categoria de stakeholder; Seleção de indicadores.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A metodologia de avaliação social do ciclo de vida é recente, surgindo como uma abordagem para avaliar os aspectos sociais positivos e negativos no ciclo de vida de um produto, desde a extração de matérias-primas até a disposição final. Apesar desta abordagem se basear na metodologia de avaliação do ciclo de vida, oriunda da dimensão ambiental, seguindo as mesmas etapas metodológicas gerais, a subjetividade humana é um fator preponderante na dimensão social e ainda negligenciada neste tipo de estudo. Considerar este elemento quando se realiza uma Avaliação Social do Ciclo de Vida de um produto introduz incertezas associadas ao julgamento de valor associado à ponderação, tradução das avaliações qualitativas em performances sociais, além da subjetividade associada à escolha dos indicadores utilizados na avaliação. Constata-se a inexistência de uma abordagem científica capaz de realizar a seleção de indicadores dentre os propostos pelas Diretrizes para Avaliação Social do Ciclo de Vida (Guidelines for Social Life Cycle Assessment of Products), documento elaborado pela United Nations for Environment Program - UNEP. Atualmente, os estudos de AsCV realizam a escolha dos indicadores para representar a performance em cada categoria de impacto sem considerar o julgamento de valor dos stakeholders afetados pelo ciclo de vida do produto. Neste sentido, a presente pesquisa visa propor uma abordagem para apoiar o processo de seleção dos indicadores utilizados para medir a performance social em cada categoria de stakeholder. Para tanto, o modelo proposto terá como base o julgamento de valor de um grupo de representantes das diferentes etapas do ciclo de vida de um produto para cada categoria de stakeholder. Como produto desta proposta de pesquisa, será desenvolvida a primeira abordagem participativa para seleção de indicadores para avaliar a performance social em cada categoria de stakeholder.

Presidente - 1750073 - BRENO BARROS TELLES DO CARMO
Externo à Instituição - CÁSSIA MARIA LIE UGAYA - UTFPR
Externo ao Programa - 1028844 - THOMAS EDSON ESPINDOLA GONCALO
Notícia cadastrada em: 18/07/2019 14:01