Banca de DEFESA: GISELE PEREIRA GAMA GARCIA

DISCENTE: GISELE PEREIRA GAMA GARCIA
DATA: 31/07/2018
LOCAL: Sala de aula 2 - Bloco 4

APRENDIZAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES SURDOS DE MOSSORÓ/RN

aprendizagem, pessoas surdas, temas ambientais, tecnologias.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A pesquisa discute sobre a aprendizagem das pessoas com surdez em relação aos temas ambientais. A autora analisa experiências de estudantes surdos em relação a aprendizagem e ao contato com a temática ambiental. A metodologia empregada é qualitativa, na forma da pesquisa intervenção e envolve desenvolvimento de oficinas sobre temas ambientais, com ênfase no conceito de semiárido. A análise considera as pistas do método da cartografia para acompanhar mudanças nas condutas, nas emoções dos participantes nas interações que constroem sobre temas ambientais. Os instrumentos principais de coleta de materiais para a análise foram: diário de bordo do pesquisador, filmagens e fotografias, rodas de conversa no transcurso da experiência, observação e análise das produções feitas nas oficinas. Pudemos distinguir os movimentos nas emoções das pessoas surdas ao se apropriarem de conceitos e nas ações diretas de produção sobre temáticas ambientais. A confiança e a alegria foram emergindo no fazer, transformando experiência inicial marcada pelo temor do não saber e pela desconfiança em suas condições perceptivas devido à surdez. Como resultado de pesquisa podemos ainda ressaltar a necessidade de seguirmos investindo na construção de metodologias, materiais, suportes para que as aprendizagens de pessoas surdas e não surdas possam acontecer de modo a estarem juntas nos percursos de formação e avançarem em seus conhecimentos e percursos de vida.

Externo à Instituição - DEISE JULIANA FRANCISCO - UFAL
Interno - 2275824 - FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJÓ